Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
24°
18°
21°C
Não-Me-Toque/RS
Chuva
Ao Vivo:
Saúde

RS confirma 4ª dose da vacina contra Covid-19 para imunossuprimidos

RS confirma 4ª dose da vacina contra Covid-19 para imunossuprimidos
Aplicação será feita quatro meses após aplicação da terceira dose da vacina | Foto: Guilherme Almeida
30.12.2021 10h17  /  Postado por: A Folha
Por Correio do Povo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira, a aplicação da quarta dose da vacina contra o coronavírus em pessoas imunossuprimidas. A medida começa a valer a partir desta quinta-feira no Rio Grande do Sul. Assim, indivíduos com mais de 18 anos e que receberam a terceira dose da vacina em até quatro meses podem procurar os locais de imunização nos municípios gaúchos. A medida foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorreu esta semana.

Os primeiros imunossuprimidos aptos em Porto Alegre poderão tomar a dose de reforço a partir de 16 de janeiro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O imunizante aplicado será a Pfizer.

A orientação sobre a quarta dose foi comunicada pelo Ministério da Saúde na semana passada. A indicação foi publicada na mesma nota técnica em a Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 confirmou a redução dos prazos mínimos para aplicação da dose de reforço, que passou a ser de quatro meses a partir da aplicação da segunda dose. O intervalo até então era de cinco meses.

Pacientes imunocomprometidos são os que possuem seus mecanismos normais de defesa contra infecções comprometidos. A Resolução contempla pessoas com as seguintes imunossupressões: imunodeficiência primária grave; neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológica no momento atual (em tratamento); transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticoides em doses igual ou acima de 20mg/dia de predsona, ou equivalente a cerca de 14 dias; uso de drogas modificadoras de resposta imune; autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir