Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

13 de janeiro de 2022

Bombeiros alertam para riscos de incêndios em lavouras

Por Rádio Uirapuru

A quinta-feira será marcada pelo aumento da força do calor em todo o Estado, batendo marcas históricas para muitas regiões e superando os 40 graus. Ao mesmo tempo há um índice sem precedentes de baixa umidade relativa do ar. Ontem, por exemplo, Passo Fundo teve umidade de 10%. Este cenário, aliado a sequência de dias sem chuva, favorece a ocorrência de incêndios em lavouras e vegetação em geral.

Com isso os Bombeiros alertam para o risco e pedem cuidados redobrados dos produtores rurais e da população em geral, evitando gerar fontes de calor. Na região ao menos dois casos foram registrados ontem (12).

Em Carazinho, os Bombeiros atenderam uma situação dentro do perímetro urbano, em um terreno, próximo de casas, onde a vegetação rasteira seca pegou fogo. Em Panambi, os Bombeiros locais também atenderam fato semelhante.  No caso mais grave, na cidade de Gramado dos Loureiros, próximo a Três Palmeiras, um incêndio de grandes proporções atingiu uma lavoura de milho, já castigada pela seca.

O fogo queimou boa parte da lavoura e foi combatido primeiro pelos agricultores, que com máquinas agrícolas agiram eliminando o milho seco que seria queimado, abrindo uma espécie de clareira na direção que as chamas tomavam.

Destaca-se que um cigarro ou até mesmo uma máquina em trabalho, com o calor atual, pode se transformar em fonte de calor e iniciar as chamas. O momento é de cautela.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir