Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
24°
18°
18°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Meio Ambiente

Bombeiros alertam para riscos de incêndios em lavouras

Bombeiros alertam para riscos de incêndios em lavouras
13.01.2022 10h10  /  Postado por: A Folha
Por Rádio Uirapuru

A quinta-feira será marcada pelo aumento da força do calor em todo o Estado, batendo marcas históricas para muitas regiões e superando os 40 graus. Ao mesmo tempo há um índice sem precedentes de baixa umidade relativa do ar. Ontem, por exemplo, Passo Fundo teve umidade de 10%. Este cenário, aliado a sequência de dias sem chuva, favorece a ocorrência de incêndios em lavouras e vegetação em geral.

Com isso os Bombeiros alertam para o risco e pedem cuidados redobrados dos produtores rurais e da população em geral, evitando gerar fontes de calor. Na região ao menos dois casos foram registrados ontem (12).

Em Carazinho, os Bombeiros atenderam uma situação dentro do perímetro urbano, em um terreno, próximo de casas, onde a vegetação rasteira seca pegou fogo. Em Panambi, os Bombeiros locais também atenderam fato semelhante.  No caso mais grave, na cidade de Gramado dos Loureiros, próximo a Três Palmeiras, um incêndio de grandes proporções atingiu uma lavoura de milho, já castigada pela seca.

O fogo queimou boa parte da lavoura e foi combatido primeiro pelos agricultores, que com máquinas agrícolas agiram eliminando o milho seco que seria queimado, abrindo uma espécie de clareira na direção que as chamas tomavam.

Destaca-se que um cigarro ou até mesmo uma máquina em trabalho, com o calor atual, pode se transformar em fonte de calor e iniciar as chamas. O momento é de cautela.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir