Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

17 de janeiro de 2022

Prefeitura divulga plano de vacinação para as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Por ASCOM Prefeitura

Baseado no Plano Estadual, a Enfermeira Coordenadora de Imunizações, Marcia Souza, elaborou o PLANO MUNICIPAL DE IMUNIZAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID-19 PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS.

Quando inicia a vacinação?

Ela inicia nesta quarta-feira (19), o horário da vacinação será das 8:00 as 11:00 pela parte da manhã e das 13:30 as 17:30 pela parte da tarde.

A vacinação ocorrerá na sala de vacinas da Unidade Básica Central, composta por: uma Enfermeira Coordenadora de Imunizações, duas Técnicas de Enfermagem e uma secretaria.

A equipe ficará responsável pelo acolhimento, avaliação de carteiras de vacinação, orientação aos pais e/ou responsável, esclarecimentos de dúvidas e aplicação da vacina.

Quem pode se vacinar?

Crianças de 5 a 11 anos.

A vacinação iniciará por grupos prioritários e em ordem decrescente (do maior para o menor) de idade.  As comorbidades incluídas nos grupos prioritários são: asma, doença neurológica, obesidade, imunodeficiência, doença cardiovascular (cardiopatias), pneumopatias, neoplasias, doenças hematológicas, DM, síndrome de Down, doença renal crônica, doença hepática.

As crianças que apresentarem as comorbidades acima deverão apresentar um atestado médico de no máximo 30 dias anteriores a data da vacinação.

Como vai funcionar a vacinação?

Por agendamento, que devem ser feitos pelo número de whatsapp da sala de vacinas – 54 9 8432-8596 ou por ligação no 54 3320-0300.

Serão realizados dois agendamentos a cada 15 minutos, ou seja, oito agendamentos por hora, elencados da seguinte forma:

8:00 a 8:15- 2 crianças

8:15 as 8:30- 2 crianças

8:30 as 8:45- 2 crianças

8:45 as 9:00- 2 crianças e assim, sucessivamente, fechando trinta de dois agendamentos até o final da manhã.

E à tarde da seguinte forma:

13:15 as 13:30- 2 crianças

13:30 as 13:45- 2 crianças

13:45 as 14:00- 2 crianças

14:00 as 14:15- 2 crianças e assim, sucessivamente, fechando trinta de dois agendamentos no final da tarde.

Esses horários estarão disponíveis através de agendamento, conforme for à demanda e número de doses disponibilizadas a nível municipal pela 6ª CRS.

Se houver vacinas disponíveis após o agendamento do dia definido, em uma nova data e turno na mesma semana será realizada nova vacinação.

Uma fila de espera com os nomes e contato da criança será disponibilizada para contato prévio caso haja o não comparecimento de alguém que foi agendado.

O que é necessário para tomar a vacina?

Será necessário a presença de pais ou responsáveis;

Documento do pai ou responsável (podendo ser cartão do SUS, CPF ou certidão de nascimento);

Caderneta de vacinação da criança;

Documento da criança (podendo ser cartão do SUS, CPF ou certidão de nascimento);

Durante o atendimento, os pais e/ou responsável deverão preencher uma lista de presença com nome da criança, nome do pai/mãe ou responsável que está a acompanhando no momento da vacinação, contato telefônico e assinatura.

Também deverão assinar o Termo de Autorização para a aplicação da vacina.

Outras informações importantes

A sala de vacinas no dia estabelecido estará fechada para aplicação de vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização e vacinas Covid adulto, sendo neste dia a sala exclusiva e privativa para vacinação Pediátrica Covid.

Na sala de vacinas durante o atendimento serão prestadas todas as informações sobre possíveis eventos adversos após a vacinação para que os pais tenham conhecimento e compareçam a Unidade de Saúde.

Após a aplicação da vacina, todas as crianças deverão aguardar 20 minutos na Unidade de Saúde para observação de possíveis eventos adversos após a vacinação.

As crianças irão aguardar na sala de reuniões da Unidade de Saúde, acompanhadas de seus pais e/ou responsáveis e um profissional de saúde no local para monitoramento.

A ambulância do plantão municipal estará disposta ao lado de fora da Unidade para necessidade de atendimento após aplicação da vacina.

Vacinas de rotina deverão ser aplicadas apenas com intervalo de 15 dias após a aplicação da vacina Covid Pediátrica.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir