Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

21 de janeiro de 2022

Saúde adota telemedicina para agilizar atendimento e suprir necessidade de médicos no município

Por Helaine Gnoatto Zart

O período de férias de verão, aposentadorias e fim de contratos desfalcou a equipe médica da Secretaria Municipal da Saúde, exatamente num momento de acúmulo de atendimento em função do crescimento de casos de Covid-19. Desde o dia 23 de dezembro, quando o número de casos estava zerado, até esta quarta-feira (19/1) alcançou 817 novos casos, possivelmente da variante Ômicron, que é menos agressiva e, apesar de estarmos com 451 casos ativos neste momento, não há nenhuma internação hospitalar.

Mesmo assim, a procura por atendimento tem sido intensa e esgotado a capacidade da Unidade Sentinela, obrigando a abertura de novos postos. Agora são dois: no prédio do hospital, antiga sede da Secretaria da Saúde, e na Unidade do Bairro Martini.

Para suprir a necessidade de médicos e evitar aglomerações nas unidades de saúde, foram contratados dois profissionais para os finais de semana nas Unidades Sentinela e serviços de telemedicina. O médico Flávio Brilhante, que teve seu contrato do programa Mais Médicos encerrado no final do ano de 2021, foi contratado para atendimentos de telemedicina, assim como o médico Gilmar Finkler e mais dois médicos dos postinhos se colocaram à disposição para atender nos finais de semana. Segundo a secretária Liliane Erpen, eles estão apoiando a distância com atestados de isolamentos e medicação básica para pacientes com sintomas leves.

A telemedicina faz parte do plano municipal de saúde. Muitos pacientes procuram as Unidades Sentinela com sintomas muito leves, testam positivo e já recebem os papéis para isolamento e afastamento laboral. Desta forma, todos estão sendo isolados e afastados no momento da procura pelo atendimento — explicou a secretária municipal de Saúde.

O atendimento ocorre primeiro com a triagem da enfermeira que aplica o questionamento, realiza a verificação de sinais e o teste. O encaminhamento para a consulta de telemedicina ocorre somente para pacientes positivos que apresentam sintomas leves.

toda uma equipe técnica envolvida, desde técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal e auxiliares de serviços gerais que trabalham juntos, desde a recepção, passando pelo atendimento até a entrega da documentação para o paciente.

Essa conduta foi tomada devido ao alto índice de contaminação e escassez de profissionais médicos no quadro de servidores devido a término de contrato, gestação, exoneração e aposentadoria de médicos — reforça Liliane, citado que as equipes trabalham num verdadeiro mutirão, e já foi preciso chamar quem estava de férias para retornar antes e ajudar nos atendimentos.

A Secretaria tem autorizado desde dezembro o chamamento de novos médicos, porém os profissionais não aceitaram.

É uma época difícil para contratação. Tivemos que remanejar os médicos da unidade básica para fazer escala na Sentinela. Acredito que em fevereiro conseguiremos profissionais para atuar nas UBS, passando o período das viagens, férias e formaturas — espera Liliane Erpen.

Recentemente foi contratado médico para atender na UBS Santo Antônio e a Secretaria está em busca de mais profissionais para o preenchimento do quadro atual que é de nove concursados, mais dois médicos contratados para a Sentinela e duas vagas do Programa Mais Médicos, 13 no total.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir