Sábado, 28 de Maio de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
18°
14°
15°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Meio Ambiente

Governo do Estado reconhece situação de emergência de Não-Me-Toque

Governo do Estado reconhece situação de emergência de Não-Me-Toque
25.01.2022 16h00  /  Postado por: A Folha
Por ASCOM Prefeitura

O Governo do Estado publicou na quinta-feira (20) o Decreto Nº 56.324, reconhecendo a situação de emergência pela estiagem em 25 município no Rio Grande do Sul, dentre eles Não-Me-Toque, onde a perda na produção gira em torno de R$ 127 milhões.

No dia 7 de janeiro, a Administração Municipal atendeu indicação do Conselho Agropecuário e decretou Estado de Emergência devido à estiagem, fundamentado na falta de chuvas, principal causa dos prejuízos crescentes no ramo agropecuário em todo o território do município.

Decorridos 15 dias do levantamento do Conselho Agropecuário e pouca mudança no clima, as perdas agrícolas se intensificam e já atingem a produção de hortifrutigranjeiros e culturas em pequenas extensões, como feijão e frutas. A cada semana sem chuva, aumentam as possibilidades de perdas na produção da soja e do leite, principais atividades econômicas na agropecuária local, desconsiderando o milho que já foi registrado com consolidada a perda de 80%.

Segundo a planilha de controle da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o Decreto Nº 56.324, a situação de emergência ficará reconhecida até o dia 5 de julho de 2022.

Como medida de enfrentamento a estiagem,  reservatórios de emergência foram construídos no interior

Foto: ASCOM Prefeitura

Devido à escassez de chuva que se prolonga desde o mês de novembro do ano passado, a Secretaria de Obras e o Setor de Agricultura foram acionados para abertura de canais e açudes destinados ao armazenamento de água para abastecer os rebanhos. Algumas propriedades rurais já estavam sem água para o gado.

Até agora, oito propriedades localizadas nas comunidades como Vila Conceição, São Roque e Assentamento já tiveram o auxílio prestado.

O serviço está disponível para quem tiver necessidade. O agendamento pode ser feito com a Secretaria de Obras pelo (54) 3332-3303.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir