Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Fernando Gomes / Agencia RBS

26 de janeiro de 2022

Coleta de dados do Censo começará no dia 1º de agosto, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a coleta da pesquisa para o Censo Demográfico 2022 foi adiada para começar em 1º de agosto; antes, o início estava previsto para 1º de junho.

Segundo o IBGE, a data teve de ser alterada pela troca da banca responsável pela organização do concurso para contratar os profissionais do Censo.

Essa edição do Censo deveria ter sido realizada em 2020, já que o levantamento é feito de 10 em 10 anos, mas foi adiada por falta de verba e pela pandemia da covid-19.

O IBGE confirmou o início da coleta de dados um dia após o Orçamento da União para 2022 ser aprovado, com um acréscimo de R$ 2 bilhões destinados à realização do Censo.

"Com o orçamento do Censo Demográfico 2022 aprovado e sancionado na íntegra em R$ 2.292.957.087,00, o IBGE informa que a coleta da pesquisa terá início no dia 1º de agosto. Antes prevista para 1º de junho, a data da coleta precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários", disse o instituto.

Para confirmar a participação, os candidatos devem pagar a taxa de inscrição até 16 de fevereiro. Os recenseadores contratados visitarão, entre agosto e outubro, mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do país.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir