Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Escola Municipal Cívica Professor Iraldo Angelo Borghetti

4 de fevereiro de 2022

Secretaria da Educação prepara início do ano letivo 2022

Por Helaine Gnoatto Zart

A gestão de 11 escolas municipais e cerca de 2.100 alunos está nas mãos da Secretaria de Educação de Não-Me-Toque, que segue coordenada pela secretária-adjunta, Luciana Henkes Renz.

Em entrevista A Folha, Luciana relata como está sendo organizado o início do ano letivo. O ano começa no dia 9 de fevereiro para os professores e no dia 14 para os alunos de todos os níveis. As equipes diretivas das escolas iniciaram já nesta semana, dia 4, reunidas com a equipe pedagógica da Secretaria da Educação.

O ano letivo prossegue até o dia 23 de dezembro com todos os feriados programados. O Carnaval, 28 de fevereiro e 1º de março, não está na lista por não ser considerado feriado.

Secretária-adjunta da Educação, Luciana Henkes Renz

PREPARAÇÃO PROFESSORES

Inicialmente, professores, monitores, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, motoristas e demais envolvidos seriam recepcionados com palestra show ministrada pelo professor Gustavo Balbinot.

O evento foi transferido para nova data a ser marcada, assim que os protocolos de prevenção à disseminação do coronavírus forem relaxados. Hoje, só é permitido reunir até 100 pessoas, e o público estimado é de 170 professores mais 100 colaboradores de outras funções. A palestra show motivacional vai abordar o tema “Relações Humanas e Caminhos da Amorosidade”.

O início das atividades para todos os professores ocorre no dia 9 de fevereiro.

O Município fez a aquisição de um sistema de controle da  empresa Thema, que vai capacitar os professores sobre o uso. Esta formação ocorrerá nos dias 9 e 10 de fevereiro, conforme cronograma organizado pela SME.

O sistema será acessado pelo professor, por meio dos Chromebooks, que foram adquiridos pela Administração no ano de 2021.

Nos dias 10 e 11, acontecerão as reuniões pedagógicas entre equipes diretivas e professores, em grupos e nas respectivas escolas.

Nesta semana, a secretária-adjunta e o prefeito Gilson dos Santos recepcionaram 40 novos professores que foram contratados para suprir as vagas nas salas de aula.

Recepção a novos professores (Assecom Prefeitura)

ESCOLA CÍVICA

A Escola Cívica Municipal Professor Iraldo Angelo Borghetti, no bairro Vila Nova, terá aula inaugural no dia 14 de fevereiro, com solenidade às 10h. Nesse dia, os alunos ingressam para a aula no horário normal e, às 10h, ocorre a solenidade com presença de autoridades e convidados.

A nova escola, a maior em estrutura, inicia as atividades com 13 turmas de 6º ao 9º ano, sendo nove pela manhã e quatro à tarde. Os alunos usarão uniforme diferenciado das demais instituições municipais, assim como um código de disciplina e diferentes atividades.

Ao todo estão matriculados em torno de 260 alunos oriundos das séries finais que foram encerradas nas escolas Valdomiro Graciano (Jardim), Carlos Gomes (Bom Sucesso) e Santo Antônio. Em função das vagas, também recebeu alunos transferidos das escolas Nossa Senhora de Lourdes (Industrial) e Amália Kerber (São José do Centro), além de novos residentes na cidade.

— É nossa maior escola em estrutura, mas vamos iniciar as atividades priorizando que seja uma grande escola em qualidade pedagógica — avaliou a secretária-adjunta, Luciana Henkes Renz.

Escola Municipal Cívica Professor Iraldo Angelo Borghetti (Foto: Helaina Gnoatto Zart)

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

A Secretaria da Educação contratou duas professoras com 40 horas que são experientes e dedicadas à alfabetização para atender a demanda de alunos com deficiência de aprendizado. Estas professoras atendem um cronograma pré-estabelecido que percorre todas as escolas em turno inverso.

Nos últimos anos, a Secretaria da Educação foi criando a Sala AEE (Atendimento Especial Especializado) nas escolas, visando atender o crescimento do diagnóstico de transtornos. O espaço também será aproveitado para atender crianças afetadas pela ausência na escola nos últimos dois anos de pandemia.

TURNO INTEGRAL

O turno integral para turmas de Berçário a Maternal (4 meses a 4 anos) existe em todas as escolas de Educação Infantil (Arlindo Hermes, Ciranda da Alegria, Pequeno Polegar e Infância Feliz).

Para as turmas de Jardim ao 4º ano, o turno integral funciona na Escola Santo Antônio; na Escola Ernesto João Cardoso (bairro Viau), funciona de Jardim A ao 2º ano; Valdomiro Graciano (bairro Jardim), de Jardim a 1º ano.

AGENDA

04/02 – Reunião Secretaria Educação com Equipes Diretivas

09 e 10/02 – Capacitação professores na Câmara de Vereadores

10 e 11/02 – Reuniões pedagógicas das equipes diretivas com os respectivos professores, nas escolas

14/02 — Início das aulas todos os alunos

14//02 — Solenidade inauguração Escola Municipal Cívica

Nesta sexta iniciou o ano letivo para os membros das equipes diretivas das onze escolas municipais (Foto: Secretaria da Educação/divulgação)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir