Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Reprodução/Rádio Sarandi

14 de fevereiro de 2022

Vazamento de amônia em Sarandi é controlado por bombeiros

Corpo de Bombeiros Militar de Carazinho foi acionado no final desta tarde de domingo para atender uma ocorrência de produtos perigosos na cidade de Sarandi.

Foi deslocado um caminhão de combate a incêndio e uma ambulância resgate.

No local, havia um vazamento de amônia, químico ofensivo para a saúde humana, com risco de morte.  O vazamento vinha de um compressor que faz parte de uma indústria frigorífica da cidade. Técnicos da manutenção já haviam conseguido fechar um dos registros, fazendo com que o vazamento diminuísse.

O Corpo de Bombeiros Militar de Carazinho efetuou o isolamento e procedimentos conforme manual de Ocorrências com Produtos Perigosos.

Foi orientado os funcionários sobre os procedimentos a serem realizados.

Cerca de 10 pessoas foram atendidas pelas unidades de emergência (ambulância).

Na ocorrência foi contando com o apoio do SCAB de Sarandi (Serviço auxiliar de bombeiro), SAMU de Sarandi e Ronda Alta e Brigada Militar.

Amônia em frigoríficos

A amônia é bastante utilizada nas grandes instalações frigoríficas, pois possui um elevado calor de vaporização. Essa característica torna a amônia ideal para aplicações voltadas à refrigeração, garantindo um excelente desempenho energético, de forma a reduzir os custos de operação.

Além disso, ela é um dos fluidos refrigerantes mais ecológicos, com zero potencial de aquecimento global e zero potencial de deterioração do ozônio.

Os riscos do vazamento de amônia

O vazamento de amônia em locais fechados, que impede sua rápida dissipação, apresenta riscos à saúde e à segurança. Mesmo em baixas concentrações possui um efeito tóxico que afeta as vias respiratórias e os olhos. Dor e irritação são sintomas comuns e, nos casos mais graves, há riscos de morte por asfixia química.

(fonte: Ocorrências Carazinho e Rádio Sarandi)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir