Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Pista do Aeroporto de Passo Fundo – Imagem: Governo do Rio Grande do Sul

23 de fevereiro de 2022

Aeroporto de Passo Fundo (RS) segue fechado porque não se consegue ajustar luzes de sinalização da pista

Por  Arthur Gimenes Prado – AERO IN

Pista do Aeroporto de Passo Fundo – Imagem: Governo do Rio Grande do Sul
Após a recente publicação do NOTAM (Aviso ao Aeronavegante E0140/22), comunicando a continuidade do fechamento do Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo (RS), até 31 de março por conta de problemas no Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), a novela do aeroporto gaúcho continua.
De acordo com informações do Departamento Aeroportuário do Estado do Rio Grande do Sul (DAP) esclareceu que mesmo após semanas da publicação do NOTAM, até o momento, não foi providenciada toda a documentação sobre a aprovação da inspeção requerida para a homologação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, que auxilia na aproximação para o pouso.
Em meio a isso, novos testes estão sendo realizados pelo Cindacta II, em paralelo com técnicos da empresa italiana responsável pela instalação das famosas luzes brancas e vermelhas ao lado da pista, que tenta constantemente solucionar o problema que perturba as operações do aeródromo.
A empresa italiana agendou uma nova visita, com uma equipe maior, NESTA quarta-feira, 23 de fevereiro, quando será realizada nova avaliação e também a possível adequação do equipamento, para que a documentação de aprovação da inspeção seja concluída.
Quando a homologação das alterações ocorrer, o NOTAM poderá ser suspenso, dando sinal verde para a retomada das operações no aeroporto, que permanece fechado com mais de 90% das obras de reformas concluídas.
NOTAM significa Notice to Airman e é uma mensagem que tem por finalidade divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas, como, por exemplo, a indisponibilidade de um determinado auxílio à navegação aérea, uma pista que esteja interditada.

Pista do Aeroporto de Passo Fundo – Imagem: Governo do Rio Grande do Sul

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir