Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Visitantes encontrarão módulos demonstrativos e poderão receber orientações dos extensionistas | Foto: Vanessa Almeida de Moraes - Emater/RS-Ascar / Divulgação / CP

7 de março de 2022

Emater cria 16 espaços para a agricultura familiar na 22ª Expodireto Cotrijal

Por Correio do Povo

A Emater/RS-Ascar chega à Expodireto Cotrijal deste ano apresentando a temática “Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação no Campo (TICs)”, relacionada a políticas públicas, otimização do uso de recursos, maior rentabilidade, automação no trabalho e sucessão familiar. Em sua área dentro da feira, a associação organizou 16 espaços, cada um com tema específico, nos quais os extensionistas expõem informações técnicas, com apoio de profissionais da comunicação e de tecnologia da informação.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, o retorno da Expodireto Cotrijal ao modelo presencial ocorre com grandes expectativas, em especial para os agricultores familiares, que poderão buscar novas tecnologias e informações para aprimorar a produção e aumentar suas rendas. Já aqueles que expõem no Pavilhão da Agricultura Familiar vão poder divulgar e comercializar produtos diretamente aos visitantes.

Os temas abordados pelos extensionistas que vão estar na área da Emater/RS-Ascar são Bovinocultura Leiteira, Cooperativismo e Agroindústria Familiar, Cozinha Show – Alimentação e Segurança Alimentar, Florestas Comerciais, Horticultura, Horto de Plantas Bioativas, Irrigação, Tecnologia de Aplicação, Solos, Culturas, Energia Fotovoltaica, Piscicultura, Secagem e Armazenagem de Grãos, Meliponicultura e Apicultura e Turismo Rural.

Em relação a culturas, o milho e a soja são o foco deste ano, com destaque para o programa Pró-Milho/RS, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) que, entre outras ações, fomenta a irrigação para aumentar a produtividade e qualidade da cultura no Estado. Para demonstrar os efeitos dessa medida, uma área para exposição foi irrigada em apenas uma metade, para comparação com a área não irrigada.

No espaço de Tecnologia de Aplicação, a Emater apresenta o projeto estadual Inspeciona– RS, de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas com objetivo de qualificar o processo de aplicação de agrotóxicos no Estado, treinar produtores em boas práticas de aplicação dos defensivos e emitir relatórios sobre as condições de uso dos pulverizadores.

Na Cozinha Show – Alimentação e Segurança Alimentar, o tema é “Doces com Ovos: Valorização da Cultura Alimentar”, também com demonstrações de atividades desenvolvidas pela Emater em segurança alimentar. Nesse espaço, a equipe apresenta oficinas de doces tradicionais (uma por dia, sucessivamente quindim, ambrosia, ovos de açúcar, espuma do mar e pudim da nona), e informações alimentares, nutricionais, de consumo seguro, de formas de conservação, sanidade e comercialização de ovos.
No Horto de Plantas Bioativas, o destaque são as plantas medicinais protetoras do sistema digestivo, assim como políticas públicas voltadas a plantas medicinais e à fitoterapia. A programação conta com oficinas, visitas autoguiadas e guiadas pelos extensionistas, orientações e distribuição de mudas.
Já em relação ao Turismo Rural, o foco é na qualidade da recepção e em opções de rotas e roteiros. Para isso, serão apresentadas diversas iniciativas de organização de rotas com divulgação da gastronomia, cultura e paisagens de cada uma delas.

Em Secagem e Armazenagem de Grãos, é mostrado o modelo de silo desenvolvido pela Emater. Já no espaço de Energia Fotovoltaica, os agricultores acompanham um sistema autônomo funcionando.

A área de Bovinocultura de Leite e Irrigação discute a qualidade nutricional do pasto verde, do feno e do pré-secado para a alimentação das vacas leiteiras.

Informações sobre a programação desses e de outros espaços podem ser acessadas em bit.ly/3tiy269. De acordo com Vecchi, esse “é o momento que possibilitará aos visitantes buscar novas tecnologias e informações para qualificar o processo produtivo para o aumento da renda familiar”.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir