Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

7 de março de 2022

Telmo Amado é eternizado na calçada da fama na Expodireto

O “pai” da agricultura de precisão Telmo Amado eternizou na segunda-feira (07) seu nome na Calçada da Fama da Expodireto Cotrijal, sendo o vigésimo segundo homenageado. A ação que tem visa valorizar grandes nomes do setor que se destacam através de suas atuações junto a agricultura.

– E com muita honra que a Expodireto Cotrijal junto com a sua comissão escolheu [...] o nome do Telmo Amado que muito fez, muito fará pelo agro no Brasil— afirma Nei César Mânica.

Para Amado a homenagem foi uma grata surpresa:

— Eu tenho uma carreira de pesquisador há 37 anos e realmente eu nunca imaginava que esse momento chegaria por que normalmente a gente trabalha dentro da universidade formando recursos humanos [...] para mim é uma honra um dia muito feliz, eu acredito que este é um reconhecimento—.

Telmo Amado é coordenador técnico do projeto Aquarius, uma iniciativa responsável por transformar a cidade de Não-Me-Toque na Capital da Agricultura de Precisão. Consolidando a mesma como uma ferramenta de gerenciamento na produção rural. Que há 22 anos trouxe para cá um conceito que era presente apenas em países desenvolvidos.

– O projeto Aquarius foi a oportunidade para eu trabalhar na comunidade, com produtores, com a cooperativa, com a indústria de máquinas agrícolas e isso fez toda a diferença, por que a gente foi avançando, foi tomando corpo, os agricultores foram entendendo, foram adotando as tecnologias e hoje eu posso dizer que estamos prontos para agricultura digital— conta o Amado.

Na Expodireto o projeto Aquarius trará algumas novidades como contou o homenageado.

— Nós estamos trabalhando com dois temas principais que é a questão da agricultura digital, estamos com um índice de avaliação do nível de das propriedades agrícolas isso é muito importante e estamos trabalhando com a saúde do solo também, alternativas para tornar o nosso solo mais produtivo e que sustende produtividade mesmo em épocas desafiadoras.

Telmo Amado é professor titular na Universidade Federal de Santa Maria, aonde estudou agronomia (1982). Possui um vasto currículo no campo da agricultura, com mestrados, doutorados e pós doutorados tanto no Brasil quanto no exterior.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir