Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

11 de março de 2022

Tecnologia de Iluminação Artificial para a Lavoura é apresentada na Arena Digital, da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, RS

Assessoria de Imprensa Fienile 

A Tecnologia IRRILUCE – tecnologia de iluminação artificial para a lavoura – será apresentada pelo Grupo Fienile na Arena Digital, ambiente de inovação que reúne as tecnologias voltadas ao Agronegócio, durante a 22ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque, RS, de 07 a 11 de março.

O CEO do Grupo Fienile, Gustavo Grossi está otimista em relação à participação na Expodireto Cotrijal e enfatiza que esta é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo Fienile, que já possui resultados alcançados até agora em diferentes estados do Brasil com a utilização da tecnologia IRRILUCE, que utiliza módulos led acoplados ao pivô de irrigação para suplementar luz e complementar o processo de fotossíntese das plantas durante a noite trazendo inúmeros benefícios.

Só no Rio Grande do Sul conta com sistemas instalados em pelo menos três cidades: Santo Ângelo, em parceria com a Faculdade de Santo Ângelo (FASA), Santo Antônio das Missões e Jacuizinho, sendo que esta última está em funcionamento há mais de um ano e com resultados expressivos na última safra de trigo, realizada em dezembro, onde foi possível obter um aumento de 50% de aumento de produção em relação ao campo que não recebeu o pacote de tecnologias da Tecnologia IRRILUCE. Gustavo explica ainda que o funcionamento do trabalho não consiste apenas em luz, mas que tem todo um aparato tecnológico desde o pivô à utilização da vazão de água, e que se não fizer um trabalho de nutrição de solo, recuperação de estrutura de solo, manejo ligado a tecnologias como remineralizadores de solo, entre outras, o projeto não funciona. Ele também enfatiza a importância das pesquisas durante o processo: “Nós sempre deixamos bem claro no momento em que chegamos até o agricultor que não é somente investir na Tecnologia IRRILUCE, ou adquirir o pivô de irrigação, ou mesmo adaptar o pivô de irrigação de água que ele já possui com a tecnologia de irrigação de luz, é preciso muito mais do que isso. É preciso estar disposto a contribuir com a pesquisa, receber pesquisadores na sua propriedade para avaliar o desenvolvimento do projeto pelo menos nos três primeiros anos”, disse Gustavo Grossi.

O diretor de Pesquisas do Grupo Fienile, Dr. Ernane Lemes, estará presente prestando orientações e falando dos resultados obtidos até agora com a Tecnologia IRRILUCE no Brasil, que já está presente em vários estados. “A Suplementação Luminosa é um coroamento de um trabalho em conjunto, que começa com uma consultoria com cada produtor para entender o que a área dele apresenta de possíveis fatores limitantes o que é possível melhorar em termos de manejo, estrutura do solo, química do solo, nutrição para a planta, e o próprio modo de lidar com a lavoura, para garantir que a planta tenha plenas condições de se desenvolver quando a tecnologia de suplementação luminosa for instalada, porque não adiantaria posicionar a luz se a planta não tiver condições de extrair nutrientes, extrair água para se desenvolver”, explica.

A participação do Grupo Fienile é muito importante para desmistificar qualquer percepção de que é só a luz quem trabalha, “Não podemos posicionar o projeto onde exista problemas no desenvolvimento da planta em qualquer área que seja. A importância de estarmos no evento é posicionarmos uma ideia correta do projeto e atender aqueles participantes, aqueles produtores que têm interesse na tecnologia, para fazer além da comercialização e venda do projeto, o posicionamento do projeto que vai além da luz, mas que coroa com a implementação da suplementação luminosa.” Complementa Dr. Ernane

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir