Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

17 de março de 2022

Inaugurada nova sede do Arquivo Histórico Regional

O Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (AHR/UPF), um dos maiores acervos históricos da região Norte do Rio Grande do Sul, está em nova sede. A inauguração do espaço foi realizada na quarta-feira, 16 de março. Com 38 anos de existência, o AHR retorna ao seu endereço de fundação, no Campus I da UPF, no subsolo do prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O ambiente foi estruturado para oferecer todas as condições necessárias de conservação e preservação do acervo e atendimento ao público.

O Arquivo, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF, é um centro regional de guarda, conservação e disponibilização à consulta ou pesquisa de documentos de seu acervo, que abrange cerca de 900 fotografias e filmes e mais de 50 mil edições de jornais impressos, revistas, almanaques, e milhares de outros tipos de acervo como arquivos públicos, sociais, judiciários, privados, biblioteca auxiliar e de prefeituras de Passo Fundo e Lagoa Vermelha.

Para encaixotar, transportar, higienizar e organizar a mudança foram dois anos. Desde 2020, o Arquivo estava sem atendimento ao público, primeiro em função da pandemia e na sequência, em razão do processo de mudança de sede, que funcionava no Campus III, no Centro. Um trabalho que envolveu muita dedicação, cuidado e responsabilidade para garantir que todo o acervo fosse removido para outro espaço sem ser danificado.

Um rico acervo

Um acervo com riqueza histórica imensurável, que guarda documentos raros e de suma importância para preservação da história como Leis do Império, o acervo Nicolau Araújo Vergueiro e documentos remanescentes da Câmara de Vereadores de Passo Fundo do século XIX, por exemplo.

—Nossa felicidade é pensar que daqui a 50, 100 anos, esses documentos estarão ainda em boas condições para a comunidade—, declara a coordenadora do AHR, Dra. Gizele Zanotto, que é professora do curso de História e coordenadora do PPGH da UPF.

O novo espaço oferece melhores condições de atendimento ao público e também de conservação e preservação do acervo, que exige ventilação, iluminação controlada, baixa umidade e variação de temperatura dos ambientes em que são alocados. O Arquivo subsidia inúmeras pesquisas, especialmente de estudantes de Passo Fundo e região, e é aberto a toda comunidade.

—É uma alegria muito grande viver este momento. Esse trabalho foi construído cotidianamente ao longo dessas décadas. Sabemos o quanto ele foi desejado, cuidado e colocado à disposição de toda a comunidade para que tivéssemos esse rico acervo, que resgata nossas raízes e histórias e tudo aquilo que o Arquivo simboliza—, destaca a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

O AHR retorna para o seu primeiro endereço, no Campus I. Quando criado em 1984, o então Arquivo e Museu Histórico Regional, funcionava em uma sala do antigo prédio do IFCH. Nos anos de 1990, ocorreu a separação desses setores – Arquivo e Museu – e, em 1996, o AHR foi alocado no Campus III, quando recebeu uma quantidade expressiva de novos documentos não possíveis de alocar na antiga sala. O novo espaço oferece ainda mais acessibilidade e conforto ao público.

—É um lugar em que as pessoas podem consultar esses documentos de forma fácil e acessível, documentos riquíssimos e históricos, e neste sentido, valorizar esse espaço no Campus I, voltando ao local em que iniciou a sua trajetória, mas que hoje é moderno, salubre, confortável, permitindo que este material não se deteriore com o passar do tempo e que seja realmente guardado pela Universidade como preservação da memória da cidade e região—, enfatiza o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto.

A cerimônia de inauguração também contou com a presença dos vice-reitores de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, e Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé, da diretora do IFCH, professora Dra. Patrícia Valério, da responsável técnica pelo Muzar, Flávia Biondo, bem como professores, funcionários e acadêmicos do IFCH.

Exposição


Uma exposição marca a inauguração do novo espaço. A exposição “Olhares sobre o acervo: fragmentos do acervo do AHR” pode ser conferida no hall do prédio do IFCH. A exposição é aberta a todos e abrange objetos e documentos do acervo do AHR.

Agendamento 
O pesquisador ou visitante do AHR deve agendar horário enviando e-mail para ahr@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8516. Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta-feira, durante manhã e tarde. Os interessados em pesquisar ou conhecer o espaço também podem visitar os catálogos organizando previamente a lista de interesse (livros, documentos, relatórios, mapas, etc.). Os catálogos podem ser visualizados em www.upf.br/ahr/acervo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir