Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo inicia construção de Unidade Internação do Centro Oncológico Infantojuvenil

25 de março de 2022

Centro Oncológico Infantojuvenil terá unidade exclusiva de internação

A rotina do Posto 8 do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo foi alterada de forma significativa nas últimas semanas. Isso porque no local está sendo construída a Unidade de Internação do Centro Oncológico Infantojuvenil. Agora, além de pacientes, familiares e colaboradores do setor, circulam pelos corredores os profissionais que trabalham a todo o vapor na sonhada obra. O projeto é executado pelo próprio hospital com recursos do Programa Avançar na Saúde do Governo do Estado, R$ 442.944,88, e prevê 15 leitos, 2 enfermarias com 3 leitos cada, quartos privativos e uma brinquedoteca para crianças e adolescentes que lutam contra o câncer. 

O Centro Oncológico Infantojuvenil é referência de tratamento para uma população de 2 milhões de habitantes e foi idealizado, há seis anos, para ser um local de atendimento individualizado e humanizado. Neste período, já passaram pelo local 340 pacientes, de 226 municípios que integram 8 coordenadorias de saúde da região norte e missioneira do Rio Grande do Sul, e do noroeste de Santa Catarina. Além da reforma, o Hospital também vai receber mais R$ 825.140,40 que serão investidos na compra de equipamentos para a própria unidade de internação. Os aparelhos irão proporcionar maior segurança e resolutividade nos atendimentos, com menor tempo de hospitalização.

Conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil devem ser diagnosticados no Brasil. Por isso, o oncologista pediátrico Dr. Pablo Santiago reforça que a criação da ala de internação exclusiva é necessária em razão do aumento no número de pacientes.

—Hoje, temos 102 crianças em quimioterapia e uma média de 20 internadas, sendo que a maioria delas ficam aqui por longos períodos. Com essa nova unidade vamos melhorar as condições de tratamento das crianças e dos adolescentes e promover um conforto maior aos familiares. O nosso serviço vai muito além do cuidado médico, prezamos pela atenção e respeito de cada pessoa que passa por aqui—. 

O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, lembra que a obra é uma conquista de muitas mãos.

—Queremos agradecer aos amigos, Deputado Estadual Mateus Wesp e secretário municipal de Cidadania e Assistência Social Saul Spinelli, que foram incansáveis em nos ajudar na liberação dos recursos junto ao Governo do Estado. Também aproveito para enaltecer os 25 profissionais envolvidos diretamente na história desse projeto. São colaboradores, médicos e especialistas multiprofissionais que têm a luta contra o câncer como uma bandeira pessoal. Por causa de cada um de vocês, nos tornamos o maior centro de tratamento oncológico infantojuvenil do interior do Rio Grande do Sul. Agora, a nossa expectativa é de inaugurar a unidade de internação antes do fim do ano—.

Texto e fotos: Ana Paula Koenemann/Comunicação HSVP Passo Fundo 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir