Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto:Divulgação/ Internet

30 de março de 2022

Chuva volumosa, vento e granizo marcaram a chegada da frente fria ao Rio Grande do Sul

A virada do tempo no final da terça-feira e no começo desta quarta trouxe temporais com queda de granizo, de grande tamanho em alguns pontos, rajadas de vento que se aproximaram dos 100 km/h, e ainda chuva generalizada que foi volumosa em Porto Alegre e em várias cidades do interior.

Os municípios de Capão do Leão e Morro Redondo, no Sul gaúcho, enfrentaram queda de granizo de médio a grande tamanho no final da terça. Em Capão do Leão, mais de 50 casas ficaram destelhadas. Representantes da Defesa Civil municipal ainda fazem o levantamento dos estragos do temporal. Em Morro Redondo, o registro de pedras de gelo grandes ocorreu na região Capela da Buena, por aproximadamente 5 minutos

“Foi como uma nuvem, apavorante no momento. Amanhã vamos ver os estragos na lavoura e com os animais, ao menos a casa da minha família está intacta”, disse a moradora da localidade Camila Neves. A localidade é divisa com a cidade de Capão do Leão que também foi castigada pelo granizo do tamanho de ovos.

Além do granizo, o Rio Grande do Sul registrou também vento forte na chegada da frente fria. Rajadas de vento ocorreram na maioria das regiões gaúchas e alguns municípios anotaram rajadas de 80 km/h a 100 km/h.

E a chuva também causou transtornos. Problema crônico quando chove, o transbordamento do Arroio Passo das Pedras, conhecido como Arroio Sarandi, trouxe transtornos para moradores e empresários entre a avenida Sarandi e a rua Zeferino Dias, em Porto Alegre. A precipitação na capital gaúcha até o meio-dia atingia 50 mm ou metade da média do mês, e seguia chovendo.

A chuva e os temporais são consequência da chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul que encontrou uma massa de ar quente sobre o Sul do Brasil. O tempo já começa a melhorar hoje no Oeste e no Sul gaúcho com o avanço de uma forte massa de ar frio para esta época do ano. Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, o tempo segue instável com chuva e garoa nas próximas horas com a melhora do tempo e o retorno do sol amanhã.

Por MetSul

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir