Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Presidente da OAB-RS Leonardo Lamachia (no centro) compareceu ao evento de posse da nova diretoria da subseção Não-Me-Toque

8 de abril de 2022

A busca por mudanças e renovação são algumas das ideias defendidas pelo presidente da OAB RS Leonardo Lamachia

O presidente da OAB do estado Leonardo Lamachia esteve presente na cerimonia de posse da nova diretoria da subseção de Não-Me-Toque. A Ordem dos Advogados encontra-se em um momento instável, com o retorno as atividades, novas alterações no sistema, projetos entre outros. Lamachia conversou com a equipe D’A Folha sobre esse e outros assuntos.

A Folha: Qual a importância de um juiz designado para cá a seu ver e quais probabilidades de esse pedido ser atendido?

LAMACHIA: A importância é imensa de nós termos um juiz designado para cá. Temos diversas comarcas com falta de juízes e de servidores. Portanto é importantíssimo que haja um juiz titular aqui na comarca de Não-Me-Toque, pela importância que a cidade tem sob o ponto de vista do seu desenvolvimento industrial, do agronegócio. É uma comarca muito importante e é fundamental que haja essa designação. As chances de isso acontecer não dependem da OAB. O papel dela exatamente é pedir, é cobrar, articular para que isso aconteça. Mas a decisão é do Tribunal de Justiça, portanto eu não posso afirmar quais as probabilidades.

AF: Em tempos tão conturbados aonde muitos direitos são negados qual a importância da OAB nesse sentido?

LAMACHIA: A OAB que completa 90 anos agora, em 2022, ela reforça o seu compromisso com os direitos humanos, com a justiça social e da defesa dos direitos. A OAB é a voz do cidadão, ela é a representante da cidadania, da sociedade civil e estará muito atenta sempre que chamada como foi ao longo desses 90 anos para defender os direitos da sociedade se eles forem violados.

AF: A muitas pessoas aqui empossados na diretoria assim como o presidente da subseção NMT são jovens. Quais benefício que uma pessoa tão jovem assumindo? De que forma isso é visto pela OAB?

LAMACHIA: É [...] um compromisso de renovação muito importante que nós possamos mesclar. Veja como é importante, nós temos jovens assumindo os cargos e nos temos a ex-presidente compondo o conselho. Então nos temos exatamente a mescla da experiência daqueles que já passaram com a energia, com as ideias novas desses jovens que assumem. Então eu repito como muito importante esse processo de oxigenação e de lideranças jovens surgindo na nossa OAB.

AF: O que é plano de recuperação da advocacia?

LAMACHIA: Foi um plano que nós lançamos para auxiliarmos aqueles colegas que foram diretamente atingidos pela pandemia. Então nós isentamos total a multa e os juros daqueles colegas que inadimpliram em 2020/2021 e oportunizamos o parcelamento em até 36 vezes. Além de isentar a multa pela não realização do voto. Então foi um plano ousado, robusto que realmente já está tendo resultados muito positivo porque está tendo uma grande adesão dos colegas que foram duramente atingidos pela pandemia e a OAB precisava ser sensível a esses colegas.

AF: Fale um pouco sobre as audiências públicas para manutenção das varas de trabalhistas.

LAMACHIA: Uma grande audiência pública que a OAB fez na sua sede em Porto Alegre e que desencadeou todo um processo diversas outras audiências no interior do estado. A Assembleia Legislativa fez agora uma audiência, mas tudo isso nasce a partir de uma grande mobilização que a OAB do RS fez na sua sede. Lá tiveram dois senadores da república, vários deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos, toda sociedade civil representada então a ordem naquele momento em sua sede [...] bradou pelo não fechamento das varas do trabalho porque nós entendemos que nesse momento a Justiça do Trabalho precisa sim estar perto dos que mais precisam e a forma de estar perto é com as unidades abertas porque isso também comunica com o que tenho dito que não podemos aceitar uma justiça 100% virtual imposta a advocacia.

O presidente Leonardo Lamachia ainda informou que irá comparecer a todas as cerimonias de posse dos novos presidentes das subseções do estado, reafirmando um compromisso de trabalho conjunto e proximidade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir