Sexta-feira, 01 de Julho de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
19°
17°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Destaques

Curso de Letras da UPF oferece qualificação para professores de Inglês em parceria com Embaixada Americana

Curso de Letras da UPF oferece qualificação para professores de Inglês em parceria com Embaixada Americana
13.04.2022 16h44  /  Postado por: A Folha

O curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos, no Brasil, e pelo Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa (RELO), para o oferecimento da edição 2022 do Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE), a partir de edital lançado em janeiro deste ano. O Programa oferece um curso de qualificação e desenvolvimento profissional de professores das escolas públicas, beneficiando aproximadamente 500 educadores em todo o país.

O curso acontece de maio a setembro, com encontros semanais, on-line, de 2 horas, às sextas-feiras, das 17h às 19h, com início em 6 de maio. A formação tem duração total de 140 horas, sendo 100 horas obrigatórias e 40 horas optativas aos participantes.

O método de ensino, desenvolvido em parceria com a Casa Thomas Jefferson (Brasília), é baseado em uma plataforma de instrução singular (Canvas), totalmente on-line, com aulas síncronas e atividades assíncronas. A proposta concentra-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no ensino da linguagem comunicativa, nas habilidades integradas e na tecnologia educacional. São 18 instituições no Brasil todo que estão envolvidas neste Programa, sendo que, na UPF, o curso será ministrado pela professora Carolina O. Ferraz, especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, pela UPF e, atualmente, professora da UPF Mundi.

De acordo com a professora Luciane Sturm, coordenadora do Programa na UPF, a seleção do curso de Letras fortalece o processo de internacionalização do curso, evidenciando a graduação como uma das melhores do interior do RS.

Como participar

São oferecidas 35 vagas, exclusivamente para professores de Inglês de escolas públicas que estejam efetivamente em sala de aula. A seleção dos participantes se dará por meio do preenchimento do formulário de inscrição, disponível AQUI (https://forms.gle/XqYeC9vm5qQ8mQxm8), e de uma entrevista oral em Inglês, a ser agendada de 25 a 29/4, quando o candidato realizar sua inscrição.

O BRITE

O Programa Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE) foi concebido pela primeira vez em 2019 como um Programa de desenvolvimento de professores, composto por 50 horas de instrução/interação presencial e 25 horas de instrução/interação on-line. Atualmente, o BRITE tem o intuito de ampliar a compreensão dos educadores da rede pública sobre a nova realidade do ensino de Inglês como “língua franca” enfrentada pela educação brasileira e os desafios que essa nova realidade impõe às escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior no Brasil. Também visa desenvolver o letramento digital dos professores através de uma componente on-line na plataforma Canvas, e permitir que os professores pratiquem seu Inglês e desenvolvam maior fluência, pois haverá inúmeras oportunidades de interação durante as aulas e reuniões.

Em 2022, pela primeira vez, o BRITE será realizado não apenas pelos tradicionais espaços americanos que realizaram o Programa em edições anteriores. Desta vez, entre os provedores, estão várias universidades dos estados do Piauí, Goiás e Rio Grande do Sul. O Programa está dividido em dois módulos de 9 semanas cada, um realizado em maio, junho e início de julho, e outro no final de julho, agosto e setembro.

O BRITE Ideas Symposium ocorrerá de forma on-line no final de cada edição do Programa, com um ou dois participantes de cada um dos parceiros que executam o BRITE. Este pequeno programa sobre design thinking será facilitado pelo CTJ.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir