Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

13 de abril de 2022

Curso de Letras da UPF oferece qualificação para professores de Inglês em parceria com Embaixada Americana

O curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos, no Brasil, e pelo Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa (RELO), para o oferecimento da edição 2022 do Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE), a partir de edital lançado em janeiro deste ano. O Programa oferece um curso de qualificação e desenvolvimento profissional de professores das escolas públicas, beneficiando aproximadamente 500 educadores em todo o país.

O curso acontece de maio a setembro, com encontros semanais, on-line, de 2 horas, às sextas-feiras, das 17h às 19h, com início em 6 de maio. A formação tem duração total de 140 horas, sendo 100 horas obrigatórias e 40 horas optativas aos participantes.

O método de ensino, desenvolvido em parceria com a Casa Thomas Jefferson (Brasília), é baseado em uma plataforma de instrução singular (Canvas), totalmente on-line, com aulas síncronas e atividades assíncronas. A proposta concentra-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no ensino da linguagem comunicativa, nas habilidades integradas e na tecnologia educacional. São 18 instituições no Brasil todo que estão envolvidas neste Programa, sendo que, na UPF, o curso será ministrado pela professora Carolina O. Ferraz, especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, pela UPF e, atualmente, professora da UPF Mundi.

De acordo com a professora Luciane Sturm, coordenadora do Programa na UPF, a seleção do curso de Letras fortalece o processo de internacionalização do curso, evidenciando a graduação como uma das melhores do interior do RS.

Como participar

São oferecidas 35 vagas, exclusivamente para professores de Inglês de escolas públicas que estejam efetivamente em sala de aula. A seleção dos participantes se dará por meio do preenchimento do formulário de inscrição, disponível AQUI (https://forms.gle/XqYeC9vm5qQ8mQxm8), e de uma entrevista oral em Inglês, a ser agendada de 25 a 29/4, quando o candidato realizar sua inscrição.

O BRITE

O Programa Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE) foi concebido pela primeira vez em 2019 como um Programa de desenvolvimento de professores, composto por 50 horas de instrução/interação presencial e 25 horas de instrução/interação on-line. Atualmente, o BRITE tem o intuito de ampliar a compreensão dos educadores da rede pública sobre a nova realidade do ensino de Inglês como "língua franca" enfrentada pela educação brasileira e os desafios que essa nova realidade impõe às escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior no Brasil. Também visa desenvolver o letramento digital dos professores através de uma componente on-line na plataforma Canvas, e permitir que os professores pratiquem seu Inglês e desenvolvam maior fluência, pois haverá inúmeras oportunidades de interação durante as aulas e reuniões.

Em 2022, pela primeira vez, o BRITE será realizado não apenas pelos tradicionais espaços americanos que realizaram o Programa em edições anteriores. Desta vez, entre os provedores, estão várias universidades dos estados do Piauí, Goiás e Rio Grande do Sul. O Programa está dividido em dois módulos de 9 semanas cada, um realizado em maio, junho e início de julho, e outro no final de julho, agosto e setembro.

O BRITE Ideas Symposium ocorrerá de forma on-line no final de cada edição do Programa, com um ou dois participantes de cada um dos parceiros que executam o BRITE. Este pequeno programa sobre design thinking será facilitado pelo CTJ.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir