Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

17 de abril de 2022

Primeiro caso de Deltacron do Brasil é registrado em Cruz Alta-RS

Por Rádio Uirapuru

O primeiro caso de Deltacron do Brasil foi registrado e reconhecido oficialmente em Cruz Alta-RS . A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) no sábado (16). A amostra que comprovou a infecção foi coletada em 11 de fevereiro e sequenciada no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

A investigação epidemiológica e rastreamento de contatos conduzidos pela Vigilância Estadual e Municipal não identificaram possíveis contatos da paciente, e também não foi identificado histórico de viagem. A paciente contraiu duas cepas diferentes do vírus causador da Covid-19, sendo as variantes Delta e Ômicron do coronavírus.

A Deltacron surgiu pela primeira vez na Europa, com casos na França, Holanda e Dinamarca. Ela é estudada há pelo menos um mês por cientistas de todo o mundo. Até o momento, a recombinação não é considerada como fator de preocupação em relação à novas ondas da Covid-19 e, tampouco, ampliação das restrições.

Em março, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga recuou após afirmar que dois casos do tipo haviam ocorrido no Norte do País. Na prática, o encontro de linhagens diferentes do vírus resulta em troca de material genético. A Deltacron está na lista de monitoramento da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir