Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Nathan Schultz | Diário da Manhã

4 de maio de 2022

Novas câmeras de monitoramento começam a ser instaladas em Carazinho

Por Nathan Schultz/ Diário da Manhã

A Prefeitura de Carazinho divulgou nesta quinta-feira (28) que 10 das 16 novas câmeras de monitoramento já foram instaladas e estão em funcionamento no município. A previsão é que até a próxima semana todos os equipamentos estejam instalados, assim que as condições climáticas permitirem

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Gilmar Mantovani Maroso, as câmeras são de alta resolução e estão interligadas ao sistema de monitoramento da Brigada Militar (BM).

—Estamos implantando 16 novas câmeras aqui na cidade de Carazinho, de alta resolução, 4k, e essas câmeras estão posicionadas em todas as rotas de fuga da cidade, que a Brigada Militar identificou. Então elas estão muito bem localizadas para que possam ser usadas ​​como recurso em caso de fuga—, explicou o secretário, em entrevista à Rádio Diário AM 780.

A instalação dos equipamentos está sendo feito pela Prefeitura, através da empresa RM Tecnologia Ltda, que venceu a licitação para a instalação de câmaras de segurança no município.

Após esta primeira etapa de instalação, o município deve fazer uma melhoria nas câmeras existentes, mas que por algum motivo estejam sem foco ou ajustes. Maroso confirma que são mais de 20 equipamentos que devem receber manutenção nessa fase.

—A primeira etapa será concluída em poucos dias. Depois vem uma segunda etapa, que é mais uma melhoria nas câmeras existentes, que são mais de 20, melhoria no sentido de foco e ajustes—, informou o secretário, confirmando que imagens de câmeras de particulares poderão ser incluídas no sistema em seguida.

—Em um período maior de tempo, também vamos conectar câmeras particulares, onde as pessoas podem querer compartilhar as imagens, pois em nosso receptor que está na Brigada Militar, podem ser acopladas até 150 câmeras, então será muito bom para a cidade como um todo—, disse.

Ainda conforme o secretário, as novas câmeras são destinadas à segurança e vigilância da população. Apesar de poder identificar placas, por serem de alta resolução, não serão utilizadas para aplicação de multas de trânsito, por exemplo.

—No caso de um acidente, pode ser usada como uma ferramenta de verificação de imagem, mas não multa. Ela é mesmo para a segurança do cidadão carazinhense—, explicou.

O investimento com as novas câmeras pode chegar até R$ 150 mil com as três etapas concluídas, mas são despesas que vão sendo feitas ao longo das etapas, segundo Maroso.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir