Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Divilgação/ Djênifer da Silva Tramontini

6 de maio de 2022

Acadêmica não-me-toquense participa de competição de pontes de palito na Ulbra

II Competição de Construção de Pontes com Palitos de Picolé aconteceu no último sábado (30/04) no auditório da Ulbra em Carazinho e contou com a presença da locutora da Rádio A Folha, Djênifer Tramontini, que comanda o programa Sintonia.

Mas ela também é acadêmica de engenharia civil. Junto com seu grupo apresentou seu projeto de ponte.

— No conceito básico, treliça é uma estrutura com montagem baseada no triângulo, feita de material que ofereça resistência, como o aço, alumínio ou madeira, para ser usada em diferentes aplicações, desde suportes de plantas, até mesmo como base na estruturação de pontes—, conta Djênifer.

A competição abrange as disciplinas estruturais e contou com a presença do curso de arquitetura e era composta por duas categorias: Ponte com maior resistência, com colocações de 1º,2º e 3º lugar. E a categoria chamada de Obra de Arte com premiação única. Arthur De Carli, professor do curso e organizador, conta que esta ação tem o objetivo de instigar os alunos a colocar em prática as teorias vistas em aula.

— E dentro dessas disciplinas aonde é realizado analise estrutural. Ali temos um material que é a madeira, formando elementos estruturais, que foram testados para avaliar a sua resistência. É um estudo completo que envolve analise, concepção estrutural, execução e trabalho em grupo.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil, Amanda Silveira ressalta, “— O curso de Engenharia Civil da Ulbra Carazinho está sempre atento às demandas do mercado, e destaca cada vez mais o protagonismo discente por meio da utilização de metodologias que evidenciam a prática de mercado de trabalho, tornado os futuros engenheiros competentes para o enfrentamento dos desafios, e não apenas para o saber teórico”,

O evento é de suma importância para a trajetória acadêmica dos discentes, uma vez que os mesmos conseguem aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, nas disciplinas relacionadas com a área estrutural. Cada equipe é responsável por idealizar seu projeto, calcular os esforços, de maneira que a ponte de palito resista à maior carga possível. Além disso, é um momento que gera bastante descontração e integração entre docente e acadêmicos, em especial, nesta edição, que contamos a participação de equipes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Sem dúvida, o curso se organizará para a realização da próxima edição em 2023.

  • O primeiro lugar em resistência foi o grupo composto por: Guilherme Pompmacher, Mafuhany H Nery, Anderson Dornelles e Gean Carlo Kuntz.

 

 

 

 

 

  • Já a categoria Obra de Arte ficou com a equipe formada por: Andressa Guth, Djênifer Narder, Jossandra Tisser, Maikel Desingrini

 

 

 

 

 

  • A ponte construída pela equipe de Djênifer ficou em 4º lugar.

 

 

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir