Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto: Divulgação/ Grégori Bertó / SSP

6 de maio de 2022

Força-tarefa busca coibir exploração sexual de crianças e jovens em 68 cidades do RS

Forças de segurança do Rio Grande do Sul deflagraram, nesta quinta-feira, em 68 municípios, uma força-tarefa integrada para prevenir e combater a exploração sexual de crianças e jovens. Com a participação de instituições do governo federal e o apoio do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário, em Porto Alegre fiscalizações e abordagens ocorrem, até o fim da noite, em sete pontos da cidade.

No primeiro alvo vistoriado, nas imediações do Viaduto da Conceição, os agentes capturaram um foragido. Um homem de 53 anos já havia sido preso e um adolescente apreendido, na capital, em ações anteriores ligadas à mesma iniciativa. No interior gaúcho, o município de Sertão Santana teve uma prisão confirmada, também nessa quarta. Esse homem, de 36 anos, tinha em casa uma espingarda municiada em situação ilegal e, no computador, conteúdos de pornografia infantil.

Anunciadas oficialmente hoje, as atividades, que começaram em 2 de maio e prosseguem até o dia 18, fazem parte da Operação Parador 27, coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). A Pasta busca fomentar, em todo o país, a realização de ações em alusão ao Maio Amarelo, mês dedicado ao alerta sobre o combate à exploração sexual infanto-juvenil.

No Rio Grande do Sul, a Polícia Civil liderou a iniciativa com efetivos de 16 Delegacias de Proteção à Criança e Adolescente, três delas em Porto Alegre e as demais nas cidades de Canoas, Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Vacaria, Uruguaiana, São Luiz Gonzaga, Carazinho, Cachoeira do Sul. Também participaram 13 delegacias especializadas de atendimento à mulher (DEAMs), dos municípios de Alvorada, Gravataí, Novo Hamburgo, Viamão, Cruz Alta, Bento Gonçalves, Bagé, Santa Rosa, Erechim, Lajeado, Ijuí, São Leopoldo e Montenegro. Nas demais cidades foram destacados os efetivos dos departamentos de Polícia Metropolitana e do Interior. Forças de segurança locais apoiaram na ação integrada.

Em Porto Alegre, entre efetivos da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do apoio de órgãos do município, foram mobilizados 58 agentes e 14 viaturas nas ações de hoje.

Conforme dados do Observatório Estadual da Segurança Pública, o número de ocorrências de abusos contra vítimas de 0 a 17 anos no RS, considerando os registros de exploração sexual infanto-juvenil, estupro e estupro de vulnerável, subiu 2% em 2021, na comparação com o ano anterior, de 3.249 casos para 3.305. A alta reforça a necessidade de ações para coibir esse tipo de crime, assim como resgatar vítimas que possam estar sofrendo abusos e exploração.

A SSP mantém o Disque Denúncia 181 e o Denúncia Digital, no site da pasta. Em ambos os casos, o anonimato é garantido.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir