Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Porto Alegre: cidade apoia programa de inovação no Sul (Getty Images/Getty Images)

10 de maio de 2022

Cidades do Sul se unem para criar Vale do Silício brasileiro

Uma nova parceria entre as cinco principais cidades da região Sul do país pretende alavancar investimentos em tecnologia. Trata-se do TechRoad, programa de inovação conjunto criado pelos municípios de Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba e Caxias do Sul. Inspirado pela realidade americana, o TechRoad nasce para ser algo como o Vale do Silício, berço da inovação tecnológica nos Estados Unidos, do Brasil.

Em ações conjuntas, as cinco cidades irão capitanear uma estratégia que busca trazer mais investimentos públicos e privados, atração de novos talentos e companhias essencialmente tecnológicas para a região. A ocasião escolhida para o lançamento da nova iniciativa foi o South Summit Brasil, evento de inovação que acontece nesta semana na capital gaúcha. O anúncio foi feito pelos prefeitos e representantes das cinco cidades.

Por trás da "rodovia da tecnologia", que funcionará como uma espécie de rede de incentivo à inovação, está um propósito claro: transformar o Sul do Brasil no mais novo polo tecnológico do país e um novo norte para investidores e empresas estrangeiras com capital aos montes e ainda sem destino certo.

Entre as táticas práticas para atingir esse feito estão a criação de programas educacionais em tecnologia, facilitação no acesso a capital e a união de calendários de eventos (a exemplo do South Summit) e divulgação de informações e recomendações entre as cinco cidades, que passarão a trabalhar juntas e se tornarão um único centro inovativo.

Além de atrair novos negócios para a região, o TechRoad também vai buscar potencializar as startups que já existem por lá - mais de 1.200, segundo dados de entidades como Sebrae Paraná, Distrito e Instituto Caldeira.

Matéria produzida por Exame

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir