Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Divulgação/Internet

12 de maio de 2022

Saúde em Família: tomar decisões ou medicamentos com base na internet é um risco

A internet, acelerada pela pandemia, mudou as relações também na medicina.  Se antes para obter informações, com base em um sintoma, a pessoa precisava consultar fisicamente, hoje muitos consultam primeiramente a internet para ler sobre o assunto.

Um dos efeitos colaterais desta pratica é, com base em informações genéricas da internet, a automedicação ou percepção errada sobre um problema de saúde que pode ser grave. Também há o risco de intoxicação medicamentosa pela ingestão de remédios.  Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas apontam que a maioria dos casos de intoxicação registrados no Brasil é proveniente de medicamentos.

Conforme os médicos, buscar informações sempre é positivo, em qualquer campo, pois traz conhecimento.  No entanto, é preciso entender que muitas informações da internet não tem credibilidade.  O Dr. Alberi avaliou e alertou que buscar a informação, por si, não é um problema.

O erro está em tomar uma decisão ou ingerir determinado medicamento com base em uma informação sem credibilidade, sem responsabilidade. O médico ainda disse que percebe muitos anúncios de medicamentos com promessas de algo que não podem cumprir.  Finalizou orientando a população que sempre procure um médico e utilize medicamentos conhecidos, não simplesmente recomendados por alguém na internet.

Por Rádio Uirapuru

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir