Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Fotos: Helaine Gnoatto Zart

13 de maio de 2022

Administração entrega UBS ampliada ao Bairro Viau

O projeto de ampliação da Unidade Básica de Saúde realizado no ano de 2019 e iniciado em setembro de 2020 foi entregue concluído para o bairro Viau e para uso de 19 comunidades na manhã de ontem (12/5).

O projeto contempla reformas nos 114,88m² da antiga estrutura e ampliação de 187,07m², totalizando 301,95m², sendo de responsabilidade da engenheira Luciara Becker.

Esta unidade recebeu novos sanitários, uma nova sala de espera e recepção, salas destinadas a observação de pacientes, mais consultórios, salas para esterilização de materiais, dentre outros ambientes exigidos pela Vigilância Sanitária e necessários ao bom atendimento dos pacientes.

O investimento foi de aproximadamente R$ 430.000,00, sendo que deste valor, R$ 317.000,00 são relativos a emendas impositivas da Câmara de Vereadores (2019) e o restante, contrapartida municipal efetuada com recursos municipais e estaduais previstos pela Secretaria de Saúde e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde.

No ato de inauguração, a secretária de Saúde, Liliane Erpen, referiu-se ao objetivo da obra que é entregar à comunidade melhores serviços.

—A pandemia causou atraso na execução das obras, mas hoje estamos entregando esta unidade de saúde para atendimento de qualidade aos bairros Viau, Vargas, Três Irmãos, parte do Ipiranga, os novos loteamentos desta região da cidade e as comunidades do interior—, afirmou Liliane.

O local passa a ter atendimento de enfermagem, odontológico, consultas médicas, procedimentos ambulatoriais de enfermagem, agentes de saúde e grupos de convivência.

O prefeito Gilson dos Santos ressaltou a importância do atendimento:

—As pessoas vêm ao posto de saúde porque estão em situação de fragilidade e precisam de atendimento cordial, precisam de compreensão. O essencial desta obra é quem trabalha na UBS atendendo as pessoas.

Gilson dos Santos ainda informou que a administração identificou 1.760 pessoas na fila esperando consulta especializada, desde 2017. Ressaltou que é muito mais viável para o município dar a atenção na hora para o paciente.

—O recurso do município precisa atender o bem-comum. Para nós, o importante são as pessoas—, afirmou o prefeito.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir