Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

18 de maio de 2022

Frigol divulga seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade com resultados de práticas ESG

Empresa consolida a rastreabilidade na sua cadeia produtiva, aumenta a igualdade de gênero, além de estabelecer metas ESG para os próximos anos (Foto divulgaççao)

A Frigol, um dos principais frigoríficos brasileiros, lançou seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade. Seguindo a metodologia RI Standard - primeiro padrão global para a divulgação de informações econômicas, ambientais e sociais - o documento apresenta os principais resultados da companhia no último ano. Dentre os destaques, estão: conquistas de certificações internacionais como HACCP e BRCGS FOODV8, único frigorífico brasileiro a implementar 100% de rastreabilidade em todos os produtos e adoção de tecnologia blockchain. Além disso, tem a maior participação feminina na indústria e fortalecimento das estruturas de governança.

A iniciativa faz parte do compromisso da Frigol para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU e diminuir o impacto das ações da empresa, gerando benefícios para a sociedade e ao meio ambiente, principalmente, nas comunidades onde estão suas unidades produtivas. O documento apresenta de forma detalhada diversas práticas de ESG: governança ambiental, social e corporativa.

“Estamos felizes em compartilhar o resultado dos nossos esforços ao longo dos últimos anos para atingir a excelência, além de entregar os melhores resultados e produtos para o mercado, agindo de maneira transparente e íntegra. Sabemos que à medida que nossa relevância aumenta e conquistamos uma parcela ainda maior do mercado de proteínas, maiores serão os nossos desafios e responsabilidades. Nosso foco é investir na aquisição sustentável de matérias-primas, nas melhores práticas de governança e apoiar as comunidades que interagem com o nosso negócio", afirma Eduardo Miron, CEO da Frigol.

Conheça alguns destaques do 1º Relatório Anual de Sustentabilidade 2021 da Frigol:

Ambiental

No setor ambiental, a Frigol está focando no controle de origem, no bem-estar animal, na gestão de resíduos, redução na emissão dos gases de efeito estufa e utilização consciente de recursos naturais. É a única brasileira de produção de proteína animal que rastreia 100% dos animais originados e leva até o consumidor final a rastreabilidade através de QRcodes presentes em todos os produtos in natura no mercado interno e externo.

Todas as unidades da Frigol possuem tratamento de efluentes e a meta até 2030 é reduzir em 15% o consumo da água no processo industrial e consequentemente a redução da geração destinada para tratamento.

No ano passado, a companhia também iniciou o plantio de 280 hectares de eucalipto, que garantirá a autossuficiência em biomassa a partir de 2025. Com a ação, aproximadamente 44.880 ton. de CO2 serão sequestrados da atmosfera nos próximos 7 anos. Atualmente, 100% da biomassa é de origem sustentável, provenientes de áreas de florestas plantadas.

Em relação à energia elétrica, 11.260 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas pela empresa através da aquisição de energia elétrica gerada por fontes renováveis - equivalente a área de 13.512 campos de futebol de árvores plantadas. O objetivo é garantir que 100% da energia elétrica utilizada seja gerada por fontes renováveis e/ou certificada até 2025.

Com o objetivo quantificar e identificar emissões de gases de efeito estufa, a Frigol deu início ao primeiro Inventário, em 2021, visando estabelecer metas e planos de ações para reduzir emissões, mantendo seu compromisso sustentável.

Social

Os esforços podem ser vistos na busca pela igualdade de gênero dentro da empresa. Enquanto a participação das mulheres na indústria é de cerca de 12,10%, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, na Frigol esse percentual é de 27%, mais que o dobro.

O código de conduta da empresa busca promover a igualdade de oportunidade no trabalho, repudiando qualquer discriminação. A Frigol também aposta na promoção de ações sociais realizadas em parceria com instituições com viés social, cultural e esportivo.

Governança corporativa

O Conselho de Administração Frigol é composto por sete membros, onde cinco são representantes das holdings familiares dos acionistas e dois são independentes. Além disso, dos sete assentos do Conselho de Administração, três são ocupados por mulheres. Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), mulheres ocupam 14,3% das posições em conselhos no Brasil. O percentual superior garante a diversidade desde o mais alto nível da empresa. A Governança Corporativa da Frigol conta com o apoio de Comitês de Assessoramento para as tomadas de decisão.

No ano de 2021 a Frigol contratou a Auditoria Independente Ernest & Young para asseguração dos processos de Controles Interno, visando prevenir e eliminar riscos financeiros e reputacionais. Importante destacar ainda que a Ernest & Young reportará os resultados das Auditorias diretamente ao Conselho de Administração, como parte dos esforços de evolução da Governança Corporativa da Companhia e aderência as melhores práticas de mercado.

A Empresa também possui um Canal de Denúncia a fim de viabilizar a comunicação de violações ao Código de Ética, normas, processos internos, leis ou políticas, bem como sugestões de melhoria dos programas ou feedbacks de colaboradores. Os registros efetuados nesse canal são confidenciais, idôneos, auditáveis e independentes com monitoramento realizado pela empresa Deloitte Touche Tohmatsu.

Sobre a Frigol

Frigol SA é um dos principais frigoríficos brasileiros e um dos líderes em produção de carne bovina e suína na América do Sul. Fundada em 1992 pela família Gonzaga Oliveira, que atua no ramo de carnes desde 1970, a Frigol está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. A empresa possui hoje importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países espalhados pela América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e África. A Frigol foi destaque na lista “As 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro em 2020”, segundo revista FORBES.

Saiba mais no site oficial da Frigol.

Permitir