Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Divulgação/ Internet

26 de maio de 2022

Estados começam a emitir nova CNH dia 1º de junho, veja o que muda

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entrará em vigor a partir do dia 1º de junho. A mudança no documento foi instituída em dezembro do ano passado através da resolução 886 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A mudança tem objetivo claro de trazer maior segurança aos motoristas frente a possíveis falsificações, tendo em vista novos itens de segurança, contudo as mudanças também vão seguir no formato da CNH e nas novas subcategorias de condução. Vale lembrar que a troca do documento não será obrigatória, isso porque a CNH será emitida gradualmente, conforme os motoristas forem tirando a primeira via do documento, pedindo a segunda via ou renovando a carteira.

Assim, o documento atual dos motoristas terão validade até o fim do prazo de validade e o novo modelo será impresso ao condutor apenas na renovação.

O que muda na nova CNH?

A carteira de motorista será modificada como um todo, no caso, a primeira coluna contará com informações da CNH e também uma imagem de automóvel que indica quais veículos o condutor pode dirigir.

O documento também será identificado com a letra “P” para quem está com a Permissão Para Dirigir e com a letra “D” para quem está com a carteira de motorista definitiva. O novo modelo também trará informações sobre o condutor, se o mesmo utiliza a CNH para trabalhar, que será informado no mesmo campo de possíveis restrições médicas.

O QR Code que está disponível desde 2017 será mantido, através do QR Code é possível realizar a validação do documento online ou offline. Outra mudança diz respeito a assinatura do motorista que antes ficava após a dobra do documento e agora ficará embaixo da foto.

Subcategorias indefinidas

Apesar dos estados começarem a emitir a nova CNH a partir do dia 1º de junho, ainda não ficou esclarecido como serão definidas as novas categorias de habilitação.

Isso porque a resolução 886 prevê uma classificação de veículos em 14 categorias (lembrando que as categorias A, B, C e D) serão mantidas. Essa classificação foi baseada no modelo europeu, atribuindo diferentes classificações de condutores, condutores de cargas e de pessoas.

A expectativa é de que o Contran possa resolver essa questão em audiência pública, contudo, até o momento ainda não há uma definição sobre essa questão

Rede Jornal Contábil

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir