Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Divulgação/ SANDRO MÜLLER

26 de maio de 2022

Chuva e frio retornam e geada pode vir mais adiante

A chegada de uma frente fria trouxe de volta a chuva ao Rio Grande do Sul. O sistema vai progredir nos próximos dias, avançando em direção ao centro do Brasil. Nesta quinta-feira (26), por exemplo, já deve levar pancadas a grande parte do estado.

O frio também volta a dar as caras, já que, por conta do céu mais carregado, as temperaturas não conseguem subir muito. Também deve chover em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná até o fim da quinta-feira.

Distribuição da chuva

Entre 26 e 30 de maio, localidades gaúchas devem receber de 50 a 100 mm de chuvas. Por sua vez, em áreas de Santa Catarina e do Paraná, o volume deve variar de 30 a 50 mm. Conforme vai-se chegando perto do Sudeste e do Centro-Oeste, a chuva se torna menos volumosa, com acumulados de cerca de 15 mm em pontos de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Na área mais central do país, infelizmente não há mais previsão de chuva para atender às necessidades do milho segunda safra. Mas algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste ainda têm esperança de receber chuva ao longo da semana que vem.

Nos próximos dias, a umidade do solo vai aumentar no Sul, inclusive em áreas de produção de milho safrinha do norte do Paraná. Na semana que vem, a chuva pode aumentar um pouco mais, pegando áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e até mesmo do sul de Minas Gerais. O volume não é tão expressivo, mas, de qualquer forma, vai salvar algumas áreas produtoras do cereal que ainda aguardam por mais alguns episódios de chuva.

Geada

Nos próximos cinco dias, não há possibilidade de geadas no Centro-Sul, de acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo. Isso ocorre por conta da chuva e do tempo nublado, que acabam segurando as temperaturas mínimas das madrugadas acima de 10 °C. Apenas em áreas do Rio Grande do Sul próximas ao Uruguai é que há uma pequena possibilidade de geada no começo da semana que vem.

Ao longo da próxima semana, entre 31 de maio a 4 de junho, porém, o ar polar começa a avançar um pouco mais. Dessa forma, há previsão de geada para a metade sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, no entanto, a geada ainda não deve acontecer. Vai esfriar, mas as mínimas ainda não serão tão baixas a ponto de provocar o fenômeno.

Um pouco mais adiante, entre 5 e 9 de junho, o frio avança ainda mais e há possibilidade de gear, além de no Rio Grande do Sul, também em Santa Catarina, na metade sul do Paraná e até em alguns pontos do sul de Minas Gerais. “Mas nada comparável à onda de frio registrada na semana passada”, compara Desirée Brandt.

Canal rural

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir