Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Iniciativa visa controle populacional e conscientização da comunidade

27 de maio de 2022

Victor Graeff terá castração social de cães e gatos

Agora, pessoas de baixa renda em Victor Graeff que não têm condições de castrar seus animais de estimação, podem realizar cadastro na Secretaria da Agricultura para conseguir a castração social. O procedimento é feito totalmente de forma gratuita e é realizado em clínicas veterinárias credenciadas pelo município. Os interessados devem realizar comprovação de baixa renda. As castrações serão bancadas com recursos próprios do Poder Executivo, pois compreende a importância desta ação, sendo um problema de saúde pública.

A sanidade e o controle populacional de animais domésticos são temas de extrema importância, considerando que tais fatores interferem diretamente no meio em que vivemos e na saúde pública. O impacto da invasão de espécies domésticas/invasoras é considerado a terceira maior ameaça às espécies nativas, depois da superexploração e da destruição do hábitat.

Benefícios para o animal:

-Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença.

-Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.

-As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento. Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

-As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.

Informações pelo fone: 3338-1231

Fonte: Ascom Victor Graeff

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir