Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

29 de maio de 2022

A importância da análise de cenários

Edison José Von Muhlen – Administração - edison.muhlen@rede.ulbra.br

Como o próprio nome sugere, a análises de cenários visa simular diversos cenários e criar planos de ação, deixando a empresa preparada para cada um deles, é uma ferramenta de planejamento estratégico adaptada dos métodos clássicos utilizados pela inteligência militar e utilizada por várias organizações para criar planos flexíveis de médio ou longo prazo.

Em um momento de tanta instabilidade econômica, fica difícil para profissionais de controladoria e gestão realizarem o planejamento orçamentário com assertividade e, portanto, a projeção de cenários é um recurso indispensável para auxiliar na gestão financeira de diversas empresas, pois auxilia o gestor a se antecipar a acontecimentos futuros, fazendo com que a empresa esteja preparada em seu planejamento orçamentário para fatores que podem alterar o fluxo de caixa da mesma.

Então, com propósito de demonstrar que esse processo de analisar cenários, feito de forma clara e objetiva, é um método simples e efetivo que ajuda o profissional realizar projeções especificas e gerais, onde a empresa poderia garantir estoque suficiente de produtos, bolar estratégias de expansão, fazer planejamento orçamentário, contratar pessoas, analisar cenários, traçar possíveis tendências e outras medidas pertinentes a cada ramo de negócio. Tudo isso só é possível quando as organizações investem e tornam a análise de cenários parte da rotina estratégica da empresa. E utilizam as informações encontradas com sabedoria, aplicando em um plano de ações efetivo.

Em uma simulação de cenários, tanto na nossa vida pessoal quanto no meio empresarial, mais importante do que obter as respostas, a chave para realização de um planejamento e orçamento eficaz, é realizar as perguntas corretas. Uma pergunta que abrange muitas possibilidades é: “e se.. ” Podemos traças vários caminhos e respostas partindo desse começo. Imagine que sua empresa pretenda aumentar a produção, uma pergunta básica seria: e se comprarmos uma nova máquina? E se contratarmos mais mão-de-obra?

Muitas possibilidades se abrem, a partir disso se traça um plano de ação, onde a alternativa mais viável e com um resultado possível mais positivo é escolhida. A etapa mais importante é a pesquisa e o conhecimento das variáveis em relação a área em que as decisões serão tomadas para que resulte boas estratégias e planos de ação que minimizem os riscos a maximizem as chances de o empreendedor alcançar o sucesso. Para cada variável deve haver uma análise detalhada: o grau de ameaça que a variável representa para a empresa, o nível de oportunidade para a continuidade ou expansão dos negócios, o impacto que essa variável representa para a consecução dos objetivos e qual é a capacidade da empresa para enfrentar a mesma, como sendo uma ameaça ou oportunidade.

Através do estudo detalhado de cada variável e seu efeito para os negócios será possível estipular cenários, significando que cada variável deverá ser profundamente debatida e analisada, estabelecendo as variações que possam surgir a partir dessas análises.

A análise de cenários possibilita as organizações, não só elaborar seus cenários futuros, como também, ao longo do desenvolvimento das suas cenas e trajetórias, estruturar respostas rápidas às mudanças do ambiente, o que significa levar em consideração que sem ajustes constantes a complexidade de entender essas variações é muito maior.

Podemos afirmar que a análise de cenários não é um “bicho de sete cabeças”. Ela permite que organizações dos mais diversos tamanhos e ramos possam prevenir acontecimentos indesejados. Além disso, a análise auxilia no direcionamento e precisão do planejamento estratégico através do ambiente corporativo, para realização de estratégias de expansão, planejamentos orçamentários, contratações, traçar possíveis tendências e outras medidas que resultando na criação ou adaptação de novas estratégias e planos de ação que reduzam os riscos e potencializem as chances de o empreendedor alcançar o sucesso em meio a tempos de incerteza.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir