Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Fernando Dias / Seapdr / Arquivo

14 de junho de 2022

Inscrições para expositores no Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer abriram nesta segunda (13)

O período para as agroindústrias familiares, empreendimentos de flores e de artesanato fazerem as inscrições para a Feira da Agricultura Familiar na 45ª Expointer começa nesta segunda-feira (13/6). O prazo se estende até o dia 30 de junho. Neste ano, a Expointer ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Os empreendimentos devem se inscrever por meio das entidades representativas da agricultura familiar (Fetag/RS, Fetraf ou Via Campesina) e nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Para participar, as agroindústrias devem estar incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), com regularização ambiental, sanitária e tributária. O empreendedor deverá também apresentar no processo de inscrição o extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e um licenciamento sanitário válido e atualizado.

“O pavilhão da agricultura familiar na Expointer atrai muitos visitantes. É um espaço de interação entre os produtores e consumidores, apresentando a variedade e qualidade dos produtos da agricultura familiar”, afirma Bruna Fogiato, diretora do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Seapdr. Segundo Bruna, mesmo com a restrição de público na feira do ano passado, as vendas alcançaram um bom resultado. “Para este ano, as expectativas são as melhores, iremos retornar com os sete mil metros quadrados do pavilhão, preenchidos com as agroindústrias e os demais empreendimentos”, diz.

No ano passado, a agricultura familiar comercializou R$ 2,82 milhões em produtos coloniais, plantas e artesanato, mesmo com redução de público e de expositores em função das restrições sanitárias na Expointer. Foram 228 expositores em 210 estandes.

Para este ano, devem ser oferecidos alimentos orgânicos, artesanato, queijos e embutidos, vinhos e espumantes, produtos de agroindústrias, entre outros. O tradicional Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar deve ser realizado com a inclusão de algumas novas categorias. E a Cozinha Show, organizada pela Emater, também deve ser retomada.

O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer é organizado por Seapdr, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/RS), Emater-RS-Ascar, Via Campesina e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Por Ascom Seapdr

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir