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Foto: Divulgação/ Internet

16 de junho de 2022

BR-285: Melhorias no trecho entre Passo Fundo e Carazinho ainda dependem de suplementação

Se a conservação em alguns trechos da BR 285 no trajeto entre Carazinho e Passo Fundo já não era  considerado o ideal, as chuvas registradas entre o final do mês de maio e o início de junho agravaram ainda mais a condição. Semanalmente usuários da rodovia contatam com a redação do Diário para saber quando haverá uma restauração da pista. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Unidade de Passo Fundo, informa que o segmento da BR-285 administrado pela Unidade Local possui contrato ativo com a Empresa LCM, desde 04 de outubro de 2021. Nele estão previstas obras de recuperação de todos os pontos críticos desde Passo Fundo (km 290,9) até Santa Bárbara (km 383,6). Nos primeiros meses do contrato foram restaurados 8 quilômetros de pista na travessia urbana de Carazinho. Em duas etapas, foi recuperado o pavimento no segmento compreendido entre o Trevo da Bandeira (km 333) e acesso ao Aeroclube (km 341).

No primeiro semestre deste ano foi consumido todo o valor destinado a esse contrato. Uma suplementação foi solicitada pela Unidade Local de Passo Fundo para sequência da manutenção desse trecho. Ainda não há previsão de repasse. Dessa forma, o Departamento sinaliza que não é possível informar, concretamente, um cronograma e os valores a serem investidos.

Controladores de velocidade ainda não estão operando

Sobre os controladores de velocidade instalados em Carazinho, nas proximidades da ULBRA, o DNIT cita que a operação dos controladores de velocidade foi paralisada em detrimento da realização das obras de restauração da pista de rolamento. As obras neste ponto foram finalizadas e o procedimento para a ativação dos equipamentos já foi iniciado.

Obras no acesso ao Distrito Industrial

Em Carazinho a prefeitura contratou e esta sendo iniciada a obra de um trevo na BR-285 que dará  acesso ao Distrito Industrial Carlos  Augusto Fritz. O DNIT destaca que a legislação vigente é clara em se tratando de acessos às rodovias federais. A responsabilidade de construção e manutenção de quaisquer acessos é do proprietário lindeiro (permissionário). Cabe ao DNIT (permissor), assegurando a integridade do usuário, conceder ou não. Especificamente em Carazinho, os distritos industriais são de gestão do Município, cabendo a ele a responsabilidade sobre o acesso. A implantação do acesso ao Distrito Industrial Carlos Augusto Fritz, km 332,540 da BR-285, está sob responsabilidade da Prefeitura, que submeteu projeto e obteve a concessão do acesso junto ao DNIT. As obras estão em fase inicial. Quanto a implantação do acesso ao Distrito Industrial Iron Albuquerque, que também está sob responsabilidade da prefeitura, o DNIT, por entender ser uma melhoria operacional na rodovia, prestará auxílio técnico e gerencial durante a obra. O corpo técnico do órgão fará a gestão da obra e o Município fornecerá a estrutura para execução.

Por Diário da Manhã

TAGS: CRZ, pf, melhorias, br 285

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