Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

24 de junho de 2022

Hospital São Vicente de Paulo celebra 104 anos

A história do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo é escrita, constantemente, a partir da colaboração e experiência das pessoas que desenvolvem suas atividades profissionais na organização ou circulam por seus corredores. Funcionários, médicos, estudantes, pacientes, familiares que de alguma forma tiveram suas vidas tocadas pelo trabalho do maior complexo de saúde do interior do Rio Grande do Sul.

Nestes 104 anos, a Instituição registrou milhares de nascimentos, exames, cirurgias e tratamentos. No entanto, o mais importante não são os números, mas o legado e os sentimentos compartilhados. A seguir, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, destaca alguns pontos que marcam o aniversário, neste 24 de junho.

Desenvolvimento regional

O HSVP possui 700 leitos de internação, 22 salas de cirurgia e 64 consultórios que recebem uma população de mais de dois milhões de habitantes, provenientes da macrorregião norte e missioneira do Rio Grande do Sul, e do oeste de Santa Catarina. Só em Passo Fundo, mensalmente, injetamos mais de 20 milhões de reais na economia local. E, como somos um hospital escola, mantemos convênios com Instituições de Ensino Superior para a formação de médicos e multiprofissionais. Por isso, além da saúde, os nossos serviços e ações também impulsionam outros segmentos e o desenvolvimento regional.

Reflexos da Pandemia

Houve uma união de esforços para conter a Covid-19. O Hospital precisou se reinventar para atender a demanda que recebemos, mais intensamente, nos últimos dois anos. Criamos um Comitê de Crise e espaços exclusivos para o diagnóstico e internação dos doentes. Neste período pós-pandemia, estamos enfrentando altos preços e a falta de medicamentos e insumos junto aos fornecedores. Atualmente, percebemos que houve uma diminuição na gravidade dos casos e no número de pacientes que necessitam de leitos UTI. Muitas pessoas estão com o esquema vacinal completo e outras vão receber novos reforços do imunizante. Tem sido uma luta árdua que parece estar chegando ao fim.

Novos investimentos

O Hospital São Vicente de Paulo, apesar do momento delicado, mantém em funcionamento toda a sua estrutura e segue oferecendo o melhor atendimento aos seus pacientes. Estamos atualizados com o que há de melhor na área da saúde, os profissionais das equipes são capacitados em diversas especialidades e outros investimentos estão sendo realizados nas Unidades Teixeira Soares e Uruguai. Mais recentemente, implantamos a cirurgia robótica de segunda geração em procedimentos ortopédicos. Também inauguramos um novo Ambulatório de Especialidades e um Ambulatório específico para o atendimento da população indígena. E, em breve, vamos entregar a obra de uma unidade exclusiva para Internação Oncológica Infantojuvenil. Este é um período de recomeços e conquistas importantes para todos.

Agradecimentos

Desde a sua criação, em 1918, o hospital enfrentou grandes desafios na saúde pública. Por isso, aproveitamos o aniversário para enaltecer um passado de conquistas, planejar o futuro e fortalecer os vínculos com a população. Em nome de todos os ex-presidentes, parabenizo os 3.761 colaboradores e mais de 870 médicos que a cada dia renovam a nossa missão de cuidar do próximo. Também agradeço a confiança dos pacientes e o apoio dos estudantes, diretores, gestores, parceiros e todos os voluntários que, ao longo destes 104 anos, dedicaram parte de suas vidas ao HSVP. Neste dia especial, fica o desejo de que o São Vicente de Paulo siga crescendo e se consolidando como um hospital de ponta no sul do país.

Texto: Ana Paula Koenemann/Comunicação HSVP

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir