Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Guerreiro

6 de julho de 2022

Audiência debate valorização da música gaúcha em contratos com prefeituras para festividades locais

A Comissão de Assuntos Municipais promoveu hoje (5) audiência pública para tratar da valorização e preservação da música do RS através da participação de artistas gaúchos em feiras e eventos nos municípios. Do encontro resultou a elaboração de carta a ser enviada aos prefeitos, entidades empresariais e municipalistas, aos deputados e ao governo do Estado, solicitando empenho na adoção do tradicionalismo no currículo escolar como princípio educacional e mais espaço aos gêneros musicais regionais e populares gaúchos, com a devida valorização financeira desses profissionais. A iniciativa quer a valorização da produção musical gaúcha e incentivo através de políticas públicas municipais e do estado.

Conforme explicou o deputado Ernani Polo (PP), autor da solicitação de audiência pública por sugestão do músico e produtor João Luiz Corrêa, da Confraria da Música, e do jornalista Giovani Grizotti, da RBS TV e autor do Blog Farroupilha, a ideia é dar início ao movimento para sensibilizar a opinião pública e as prefeituras para que promovam os artistas gaúchos ao organizarem os eventos festivos de suas comunidades. Uma das justificativas foi a grave situação provocada ao setor cultural durante a pandemia de Covid 19, período de dois anos que impactou a sobrevivência do setor musical do RS.
—Queremos que nos eventos com atrações nacionais se dê espaço de igualdade de investimento financeiro e cultural aos grupos do estado—, resumiu o deputado.

O tema reuniu expressões da música gauchesca, como o gaiteiro Renato Borghetti, jovens talentos, como Lipe Araújo, de 14 anos, e remanescentes da cultura tradicionalista, como Os Serranos, a 7ª Região Tradicionalista de Passo Fundo, Fábio, do Tchê Guri, o gaiteiro Muriel Guadagnin Kirs, de 9 anos, e também o humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, além de produtores musicais, bandas e autoridades públicas vinculadas ao tradicionalismo. Também entidades como a FAMURS, UVERGS, FEDERASUL, e o jornalista Paulo Sérgio Pinto, da Rede Pampa e da AGERT, prefeitos e vereadores estiveram representados na audiência, que teve início com o canto do Hino Rio-Grandense pela cantora lírica Cristina Sorrentino, acompanhada de Érlon Péricles e Lincoln Ramos.
Fotos: Guerreiro
Fonte: Agência AL/RS

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir