Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

6 de julho de 2022

Projeto Jovem Empreendedor forma 79 alunos em Não-Me-Toque

A noite de terça-feira (5) foi especial para 79 estudantes do 7º, 8º e 9º anos das escolas municipais que escolheram fazer parte do Projeto Jovem Empreendedor, uma parceria entre o Instituto Manager e a Secretaria Municipal da Educação. Os alunos receberam orientação e foram instigados a criar projetos de empreendimentos.

As turmas trabalharam de forma interativa, com abordagens e definições de projetos, sendo um momento único de aprendizagem e formação na vida deles, como conta a aluna Emily Sofia dos Santos da Escola Cívica.

—Participar desse curso foi uma experiência incrível. Aprendemos a trabalhar em equipe com certeza vou levar para o meu futuro.

Segundo o Instituto Manager, o curso durou 12 meses e contou com 25 módulos onde foram abordadas questões como: empreendedorismo, inovação e Startups, pesquisa de mercado, planejamento comercial e financeiro, entre outros.

— Aprender a lidar com o público, formas de vendas. Isso me torna diferenciada dos demais jovens, ajudando a nos inserir no mercado de trabalho—, reitera a aluna Érica Alice Diefenthaler, da Escola Nossa senhora de Lourdes.

Eles desenvolveram projetos de empreendimentos ao longo do curso, conforme as aulas iam tendo sequência, os anseios e dúvidas eram abordados, resultando em muitos projetos. Alguns deles estão sendo prospectados para integrar o UPF Parque, como destacou o diretor do Instituto Anderson Detogni.

A entrega dos certificados não é um orgulho apenas para os alunos, mas para a família também. Iara dos Santos, mãe do aluno Gregori contou sobre a importância do curso para ela e o filho.


As aulas foram realizadas no turno inverso. Inicialmente foram de forma remota, devido à pandemia, depois passaram a ser presenciais.

O vice-prefeito Gilson Trennepohl incentivou os estudantes a buscarem qualificação:

—Empenhem-se em fazer a diferença no mundo. Não importa o tamanho da sua iniciativa, mas sim a vontade de realizar—, afirmou.

Participaram da formatura o prefeito Maninho; o vice-prefeito, Gilson Trennepohl; a secretária da Educação, Luciana Henkes Renz; o diretor do Instituto Mananger, Anderson Detogni; as diretoras das escolas Saionara Palharini, Marilei de Brito e Elisa Helena Kirinus.

O Instituto Manager

O Instituto possui muitos alunos no estado, além de grandes parcerias com empresas e universidades como a UPF, PUC, Unisinos, Univates, UCPel. Segundo a coordenação do curso, nas próximas semanas novas turmas do projeto serão abertas, inclusive em Não-Me-Toque

Confira alguns projetos desenvolvidos no programa.

Bella Donna, salão de beleza com espaço kids. Alunas: Ana Júlia Gomes, Ana Fucks e Isabeli Tramontini

Loja de artigos esportivos radicais, loja especializa no ramo. Bianca Schwalbert e Emily Santos.

Pista de Skate com aulas, um local com professores ensinando os interessados em aprender. Alunos: Bryan Munari e Maria Paula Gobbi

Excepcional roupas, segmento para todas as pessoas e estilos. Alunas Carolina Grahl e Sara Isabel Monteiro

Seeds All in One, sementes que não precisam de veneno. Aluno: Denilson Olivério Zillmer

Máquina de Algodão doce automática. Aluno: Érick Kanofre

Almofada de pescoço, o acessório seria embutido no banco do ônibus. Aluna: Júlia Kusler

Salão de beleza, centro de serviços estéticos. Aluna: Kailany Kaempfer

Hotel Pousa para aves, um local seguro e confortável para cuidar das mesmas. Aluna: Laura Kissmann

Brinquedoteca Não-Me-Toque, local para trazer conhecimento. Aluna: Luiza Carvalho

Aplicativo para doação de animais, o app facilitaria animais a encontrar um lar. Aluna: Mariana da Silva

Juvenil Group, espaço de lazer para jovens. Aluna: Milena Roehrig

Aparelho para medir pressão, inovação nos medidores arteriais. Aluna: Nicole da Rosa

Pé de carreta remoto, aprimorar os pés mecânicos para que possam ser controlados remotamente. Alunos: Pedro Strauss e Tiago Strauss

Escola Futuro do Futebol. Aluno: Richarlison Crispin

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir