Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

29 de julho de 2022

Farsul e Fundação Pró-Sementes apresentam o ECR Soja 2021/2022

O Sistema Farsul e a Fundação Pró-Sementes divulgaram, na quarta-feira, 27 de julho, o resultado do Ensaio de Cultivares em Rede - ECR da safra de soja 2021-2022. O principal objetivo da rede experimental de soja é ser uma ferramenta de gestão que auxilie nas decisões dos produtores e assistência técnicas por meio de informações adicionais que a pesquisa apresenta. A estiagem que atingiu a última safra teve impacto nos resultados que tiveram uma média de produtividade de 23,9 scs/ha contra 57,2 scs/ha da anterior.

Na safra 2021/2022, os ensaios foram conduzidos dentro das três microrregiões sojícolas no estado, dividida em 11 municípios.

A diferença de produtividade entre as cultivares de maior e menor rendimento foi de 38 scs/ha. Com um preço médio de R$ 177,00 por saco de soja, a definição pode significar R$ 6.726,00 de impacto nos rendimentos do produtor.

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, destacou a importância do trabalho realizado.

—Vocês vêm nos acompanhando ao longo de todos esses anos a respeito das cultivares de soja e trigo. Esse trabalho é fundamental e tem sido de grande valia para o estado do Rio Grande do Sul para conduzir os nossos produtores, ter a ciência a favor deles no sentido de utilizar as cultivares de acordo com a região do estado que está sendo pesquisado—, comentou.

O Ensaio

O Ensaio de Cultivares em Rede - ECR reúne dados sobre o desempenho de diferentes cultivares nas principais regiões produtoras de soja do Rio Grande do Sul. Ele vem sendo realizado há mais de uma década pelo Sistema Farsul e Fundação Pró-Sementes.

Como os experimentos são implantados e conduzidos de maneira uniforme, em todos os locais, permite ao usuário da informação uma melhor visualização do conjunto de cultivares indicadas para a sua região, contribuindo assim para que alcancem maior lucratividade no negócio. Outro fundamento importante é o compromisso em disponibilizar os resultados o mais cedo possível, permitindo assim, em tempo hábil, auxiliar na tomada de decisão para a escolha da cultivar a ser plantada na safra seguinte.

Os resultados de todos os Ensaios de Cultivares em Rede estão disponíveis para consulta nos sites da Farsul (www.farsul.org.br) e Fundação Pró-Sementes (www.fundacaoprosementes.com.br). Além disso, o Sistema Farsul distribui aos Sindicatos Rurais a publicação impressa dos resultados a cada safra.

Foto e Texto: Gerson Raugust/Sistema Farsul

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir