Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Reprodução

1 de agosto de 2022

MDB decide apoiar candidatura de Eduardo Leite ao governo do Estado

O fim de semana foi marcado por convenções políticas no Estado para definir os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul.

No domingo, o MDB resolveu apoiar a candidatura de Eduardo Leite ao governo do Estado. A reunião tumultuada selou a aliança deste que é considerado o maior partido do Rio Grande do Sul com os tucanos.

Ao optar em compor a chapa e não se lançar sozinhos, o MDB indicou para vice de Leite o candidato Gabriel Souza.

A conturbada votação, que contou com protestos de nomes influentes na política como o ex-governador José Ivo Sartori e Pedro Simon, que se retiraram da reunião em uma tentativa demonstrando sua contrariedade a presença de Souza na chapa. Mesmo assim a votação resultou em 212 votos para candidatura própria, 239 a favor da aliança, 18 nulos e 4 em branco.

Eduardo Leite renunciou o governo do Estado em 13 de junho, na expectativa de concorrer a presidência do país, no entanto, após analise de estratégia não ter isso bem aceita a nível nacional o partido recuou no lançamento. Deixando a ele a opção de concorrer novamente na disputa pelo Piratini, abrindo a especulação se o cargo a nível estatal seria um prêmio de consolação.

Com a aliança junto ao MDB estremeceu-se a relação com o União Brasil que tinha interesse em indicar o vice na chapa de Leite. Com isso, existe a possibilidade de o partido voltar seu apoio ao bolsonarista Onix Lorenzoni aumenta.

Outro fato marcante na corrida pelo Palácio do Piratini foi a aliança entre o PT e o Psol. Sem coligação desde 2002 entre os partidos, a chapa ficou composta por Edgar Pretto (PT) para governador e Pedro Ruas (Psol) como seu vice.

E enfim, o PTB oficializou Tanise Sabino como vice na chapa de Luís Carlos Heinze (PP), que disputa o voto bolsonarista com Lorenzoni.

As convenções seguem acontecendo na busca de fortalecimento das alianças. O comentarista politico da Rádio A Folha Alberto Maurer realizou um breve resumo desse fim de semana de buscas políticas. Confira no player abaixo.


Participe!!
Vá até o Intagram @radiojornalafolha e siga as regras.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir