Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Divulgação/ Ascom Victor Graeff

5 de agosto de 2022

Projeto Renove atende mais de 60 alunos em Victor Graeff

A fomentação do esporte é um caminho que contribui no desenvolvimento de crianças e jovens. Esta afirmação foi feita pelo secretário da pasta de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, que na segunda-feira (1) acompanhou de perto o primeiro dia de oficinas do Projeto Renove. Uma iniciativa quem tem como objetivo ensinar vôlei aos victorenses na faixa etária entre 9 aos 17 anos.

O Projeto Renove é coordenado pela professora e treinadora Jaqueline Kraemer. Mas este sonho não começou agora. Sua atuação na comunidade é longa.

— Ele foi iniciado em 2017 de forma voluntária. Eu sempre tive o sonho de fazer algo pela comunidade, mas teria que ser algo que eu sabia, que eu dominava como sempre gostei muito de voleibol pensei que poderia ser algo interessante já que não havia escolinha de vôlei ou uma atividade para as meninas—, relembra Jaqueline.

Inicialmente ele era voltado apenas para o público feminino, pois no seu tempo livre era apenas o ela conseguia atender. Mas uma ação desse nível precisa de muitas mãos, e a treinadora contou com apoio de amigos, familiares e auxilio do Centro de Referência a Assistência Social (Cras) que forneceu bolas e camisetas para a equipe.

Mas o sonho precisou de uma pausa. Com a pandemia as oficinas tiveram de ser interrompidas sendo retomadas apenas esse ano com uma roupagem diferente. As oficinas do atual projeto atendem mais de 60 alunos, de ambos os sexos.

A prática esportiva oferece a esses jovens uma oportunidade de interação, socialização, trabalho em equipe.

— É um momento de cuidar de seu corpo, da saúde não só física, mas mental também. O desenvolvimento de valores como respeito, convivência com as diferenças entre os colegas. Porque cada um tem o seu tempo de aprendizado seu jeito e também a ter paciência consigo mesmo—, reflete a professora.

Saber aceitar o próprio tempo de aprendizado é uma lição valiosa. O vôlei é um esporte que tem um grau de complexidade alto, exigindo atenção, persistência e dedicação. E para Jaqueline ver esse envolvimento dos alunos é gratificante.

O município de Victor Graeff tem uma base esportiva forte, com a participação em campeonatos e destaque a nível regional.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir