Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Divulgação

10 de agosto de 2022

Dia internacional do biodiesel: combustível renovável favorece meio ambiente e economia do agro

Em um cenário global onde o preço dos combustíveis fósseis aumenta por fatores como demanda, pandemia e guerra na Europa, o mundo busca alternativas a este tipo de energia, com urgência.  Uma destas alternativas, o biodiesel, já existe no Brasil há alguns anos e em Passo Fundo, através da BSBIOS, desde 2005. Hoje, 10 de agosto, é o “dia internacional do biodiesel”.   A data foi escolhida devido ao trabalho do engenheiro franco-alemão Rudolf Diesel.

Em 10 de agosto de 1893 Diesel utilizou o primeiro motor movido à combustão de óleo de amendoim.  Com o sucesso da experiência, anos depois, ele registrou a patente para utilização do primeiro motor desenvolvido para trabalhar com óleo vegetal.

A data serve para lembrar a importância desse tipo de combustível e as vantagens para o meio ambiente, incentivando o aumento da produção e do consumo.O diretor comercial da BSBIOS, Leandro Zat, que destacou o momento de comemoração pelo biodiesel, que gera empregos e contribuiu para o planeta com um papel fundamental como fator de impulsão da energia.

Disse que o biodiesel não é só o combustível do amanhã, mas também do presente com uma biomassa renovável e diferente do combustível fóssil, que não se renova. Muito se fala nos custos da produção de sementes, o que encarece principalmente os alimentos. O biodiesel vem do campo, usando insumos produzidos na lavoura.

Sobre os desafios desta alta de preços na produção do agro, Zat explicou que é um produto diferente, agregador de valor.  No passado o produtor tinha dificuldade em termos de preço por não haver liquidez na demanda da indústria de óleo. Com o biodiesel houve equilíbrio, melhorando a oferta do farelo de soja, favorecendo a geração de outras proteínas como a carne, ovos e leite e fortalecendo a economia circular.

Por Rádio Uirapuru

TAGS: disel

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir