Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Fotos: Helaine Gnoato Zart

12 de agosto de 2022

Proerd forma turmas histórica com 220 alunos

Uma das maiores turmas já formadas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) recebeu o certificado na quarta-feira (10) em uma cerimônia no Ginásio Harry Alberto Erpen.

Instrutor do Proerd desde 2019, o 1º Tenente Marcelo Petry relata que ensinar um número tão grande de alunos foi desafiador. Foram nove escolas, 11 turmas totalizando 220 alunos no quinto ano do ensino fundamental.

Dentro dos 10 módulos dois destacam-se em interação das crianças, segundo o instrutor:

— Na aula 2 é abordado o tema drogas licitas, cigarros e bebidas alcoólicas, neste infelizmente ocorrem muitos relatos de pessoas da família que fazem uso de drogas. Na aula 6, o tema é comunicação, explicamos que o modo de se expressar pode influenciar em nossas relações interpessoais, causando muitos atritos entre as pessoas.

Nestes 24 anos de atuação, o Proerd busca conscientizar as crianças sobre os efeitos nocivos que as drogas e a violência. No dia 20 de junho, recebemos no estúdio da Rádio A Folha um grupo de alunos que destacou a importância que todo esse aprendizado em suas vidas, lições essas que absorvidas são ferramentas a longo prazo na formação de cidadãos equilibrados.

—As drogas acabaram se propagando para locais, cidades, que nunca se imaginou que pudessem chegar, causando principalmente muita violência e também prejuízos para as famílias dos dependentes químicos, bem como para os órgãos públicos—, reflete o instrutor.

Rafaela ganhou a bicicleta e deu para a colega que não tinha

Além do conhecimento sobre os malefícios das drogas, os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre empatia.

—Aprendemos que nunca podemos fazer bullyng, porque pode levar a pessoa à depressão e à morte. E se uma pessoa estiver sofrendo bullyng, ela tem que relatar a alguém de confiança—, descreve o aluno Luiz Otávio Lângaro.

O aprendizado foi tão forte que deixou uma marca no encerramento. A aluna Rafaela da Rocha Hoffamnn foi uma das 11 contempladas com a bicicleta. Ela abriu mão do prêmio e entregou para a colega Sara Guimarães.

—Eu tenho bicicleta e nós (as amigas) estávamos torcendo para ela ganhar—, relativizou a estudantes da Escola Municipal Valdomiro Graciano, do bairro Jardim, comprovando que a educação em família, a escola e o programa Proerd são invencíveis na formação de cidadãos íntegros.

O encerramento contou com a presença do prefeito Gilson dos Santos, da primeira-dama Joselaine Dillenburg, presidente da Câmara de vereadores Maiquel Souza, secretária da Educação, Luciana Henkes Renz, 1º tenente Marcelo Rodrigo Petry, 2º tenente Eniton Suzin Vieira e a representante do Consepro, Andriéli Zarth, além das diretoras das escolas, professores, familiares dos alunos e representantes das empresas colaboradoras do Proerd.

 

Participe!!
Vá até o Intagram @radiojornalafolha e siga as regras.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir