Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Academia Ibirubense de Letras recebe nove novos imortais foto: O Alto Jacuí

24 de junho de 2024

Academia Ibirubense de Letras recebe nove novos membros

Academia Ibirubense de Letras recebe novos imortais
foto: O Alto Jacuí

A Academia Ibirubense de Letras, presidida por Jorge Gonçalves Ferreira, instituição dedicada à promoção da literatura e da cultura na cidade de Ibirubá (RS), em solenidade no dia 15 de junho, anunciou a inclusão de mais nove novos membros, conhecidos como "imortais". Os integrantes foram selecionados por suas contribuições significativas à literatura, educação, cultura e outras áreas do conhecimento.

Na cerimônia, foram empossados quatro membros efetivos, ocupando as cadeiras de números 15 a 18, na ordem: Roberto Silva de Oliveira, Viviane Kanitz Gentil, André Rodrigues da Silva e Regina Corazza Tiemann Scheffer. Outros cinco membros foram empossados como correspondentes: Luiz Fernando Kopper da Silva Calgaro, que também integra o rol dos fundadores da Academia, Jorge Luís Martins, Thágor Aruanã Balin Dorsdt, Angelita Hentges e Márcia Regina Mendes Delazeri.
A escolha dos acadêmicos se deu por abertura de edital para a inscrição e/ou indicação de novos membros (efetivos e correspondentes). O processo seguiu o trâmite estabelecido pelo estatuto da entidade, passando por análises de currículos e entrevistas, após a aprovação final por seus membros em Assembleia.
O público foi recepcionado com um recital pela pianista Sabrina Prass, de Quinze de Novembro; e os hinos pátrios, brasileiro e rio-grandense, foram belamente interpretados com voz e piano por Sibeli Trentini.

Saiba mais sobre a Academia Ibirubense de Letras

Fundada em 26/07/2022 por 14 membros efetivos, composto por escritores nascidos, residentes, domiciliados ou, de alguma forma, vinculados ao município de Ibirubá, engajados na produção literária e no desenvolvimento de atividades culturais e literárias, comprometidos com suas finalidades estatutárias e regimentais, classificados em Acadêmicos Efetivos, Honorários e Correspondentes.
Academia tem como finalidade incentivar a cultura em geral, por meio da participação de encontros, feiras do livro, seminários e palestras, envolvendo seus acadêmicos e demais convidados, além de buscar soluções de problemas e questões de interesse cultural e literário, estimulando o intercâmbio da Academia junto à entidades e comunidade em geral.
Nestes quase dois anos de fundação da AIL, a Academia participou ativamente da realização da 3ª Feira do Libro de Ibirubá no ano passado, lançando o livro ‘Coletânea I’, de autoria de seus membros, reunindo ensaios, crônicas e contos. Vem ampliando suas ações direcionadas à participação e organização de eventos, incentivando a cultura literária e escrita junto à comunidade ibirubense.

Fone: Jornal O Alto Jacuí

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir