Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Granizo nesta noite em Arroio do Tigre | RÁDIO SOBRADINHO

24 de junho de 2024

Granizo do tamanho de ovos acompanha avanço de frente fria

Granizo atingiu diversas cidades pelo avanço da frente fria. Gramado Xavier, Arroio do Tigre e Bento Gonçalves foram castigadas

Granizo até de tamanho de ovos acompanha o avanço da frente fria que, ao encontrar ar mais quente em sua dianteira, forma células isoladas de tempestade com temporais de forte intensidade na noite deste domingo.

Fortes temporais começaram a se formar no final da tarde e no começo da noite deste domingo com uma célula intensa de tempestade que atingiu a região do Centro-Serra do Rio Grande do Sul, em municípios como Gramado Xavier, Lagoão e Arroio do Tigre.

De acordo com a Rádio Sobradinho, o município de Arroio do Tigre foi o mais atingido no Centro-Serra pelo temporal de granizo no final da tarde deste domingo. Vários relatos de moradores, tanto da cidade quanto do interior, dão conta de inúmeros prejuízos, especialmente nos telhados de residências.

Conforme o prefeito Marciano Ravanello, 80% dos imóveis da cidade foram afetados. A Defesa Civil, juntamente com servidores de diversas secretarias, concentra o trabalho na distribuição de lonas.

Ravanello informou que mais de 30 rolos do material já foram distribuídos e a procura ainda é grande. A orientação do gestor é para que em caso de necessidade, os atingidos se dirijam ao Parque de Máquinas para retirada de lonas.

Equipes da prefeitura de Arroio do Tigre também devem percorrer os bairros mais atingidos e parte do interior para fazer a distribuição da lona, até que seja possível o conserto dos telhados.

Ao mesmo tempo, célula de tempestade se formava no Norte da Grande Porto Alegre com registro de granizo no começo da noite em Campo Bom, no Vale do Sinos. Outras cidades do eixo da BR-116 não foram afetadas pela tempestade.

A célula do Centro-Serra evoluiu ao Norte do Vale do Rio Pardo no começo da noite para o Vale do Taquari enquanto novas áreas de tempestade se formavam sobre a região da Serra Gaúcha também com queda de granizo.

Várias cidades da Serra foram atingidas por temporais de chuva forte, vento e granizo de variado tamanho na noite deste domingo. Uma das localidades mais castigadas por tempestade severa foi Bento Gonçalves, atingida em cheio por célula de tempestade forte com ventania, muito granizo e chuva intensa que causou alagamentos.

O risco de temporais segue no começo da segunda em pontos do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul, especialmente entre a Serra e os Campos de Cima da Serra.

No Rio Grande do Sul, a segunda-feira começa chuvosa do Centro para o Norte do estado. No decorrer do dia, a chuva se concentra no Norte gaúcho, perto da divisa com Santa Catarina.

Após um começo chuvoso, a segunda-feira na faixa central do estado, incluindo Porto Alegre, a precipitação para na região e o tempo apresentará gradual melhoria. No Oeste e no Sul, a nebulosidade diminui com sol.

O sistema frontal avança para Norte e trará chuva nesta segunda-feira para todas as regiões de Santa Catarina no decorrer do dia com instabilidade maior no território catarinense na segunda metade do dia.

O sistema frontal alcança também o Paraná, que vem enfrentando tempo seco e muito quente de forma persistente neste mês de junho. A chuva atinge na segunda metade do dia principalmente municípios da Metade Sul paranaense.

A MetSul Meteorologia alerta que no deslocamento do sistema frontal pode ocorrer chuva localmente moderada a forte com raios e risco de temporais isolados de vento e granizo nesta segunda-feira.

O risco é valido principalmente para a Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Sul e o Sudoeste do Paraná com maior potencial de tempo severo localizado no Norte gaúcho e no território catarinense.

Fonte: MetSul Meteorologia

TAGS: temporais, chuva, rs, clima

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir