Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

(Imagem: Ibama | Reprodução)

3 de julho de 2024

Incêndios na Amazônia batem recorde

Além do Pantanal e do Cerrado, a Amazônia também está com recordes de incêndio. Foram mais de 13 mil focos na região no 1º semestre, um aumento de 6% em relação a 2023 e o pior número em mais de 20 anos. * Um dos motivos apontados é o chamado “estresse hídrico” das altas temperaturas e um déficit de 27% no volume de chuvas na região, que deixa a vegetação seca mais propícia a incêndios. A situação é preocupante, pois a floresta Amazônica representa 1/3 das florestas tropicais do mundo tendo milhares de espécies de plantas e animais, além de ser responsável por boa parte das chuvas na América do Sul.

Greve no Ibama Os servidores do Ibama concordaram em fazer uma greve nacional em que pedem por um reajuste salarial de 19% a 30% para toda a categoria. No entanto, o presidente do Ibama disse que a paralisação em todo o país não vai afetar os trabalhos do Prevfogo, a unidade focada na prevenção e enfrentamento das queimadas. Por outro lado, a produção de petróleo pode ser fortemente impactada por causa da pausa nas licenças para exploração. Estimativas mostram que a greve já reduziu a produção nacional em 200 mil barris por dia.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir