Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Helaine GZ / AF

10 de julho de 2024

Onda de frio ganha outro reforço de ar polar

Ciclone na costa do Sul do Brasil impulsiona mais um reforço de ar polar para o Rio Grande do Sul nesta prolongada e atípica onda de frio intenso
Foto: Helaine GZ / AF
Autor: LUIZ F. NACHTIGALL - METSUL

A imagem de satélite do GOES-16 da manhã desta quarta-feira mostrava o ciclone na costa dos três estados do Sul do Brasil e que era responsável por provocar chuva em diferentes pontos da região.

Com isso, o já longo período frio que se iniciou no final de junho se prolonga ainda mais com a persistência da onda de frio. A intensificação do ar frio em níveis baixos e médios da atmosfera fará o frio aumentar à noite.

Hoje, na rede oficial de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas no estado foram de -2,7ºC em Quaraí e -0,4ºC em Uruguaiana e São Borja, confirmando o prognóstico que o Oeste teria o frio mais intenso pelo tempo aberto.

Nas próximas horas, com o avanço do ar mais gelado em altitude, a temperatura deverá seguir muito baixa com uma tarde de bastante frio no Rio Grande do Sul, tanto em locais mais altos como ao redor ou perto do nível do mar.

A quinta-feira ainda será um dia de muita umidade e frio no território gaúcho. A instabilidade deverá predominar em municípios da Metade Norte e Leste do Estado com fraca intensidade. Com relação a temperatura as projeções indicam um amanhecer com mínimas abaixo de 5°C em grande parte das regiões.  As menores marcas de temperatura deverão ocorrer novamente no Oeste com expectativa de -1°C. Há potencial para formação de geada pontual nessa região.

A temperatura a tarde sobe gradualmente com previsão de 12 a 14°C na fronteira com a Argentina. Na faixa Norte a máxima segue baixa e em diversos municípios não alcança os 10°C.

A madrugada da sexta, em especial, deve ser mais gelada no Oeste, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste, Campanha e Sul com marcas perto de 0ºC e negativas em diversas cidades. A geada poderá voltar a impactar essas regiões. A temperatura poderá subir um pouco mais em relação a esses dias mais gelados, mas ainda abaixo do normal para a época. A instabilidade se afasta, mas ainda haverá muitas nuvens em cidades da Metade Norte e Leste.

No decorrer do fim de semana, embora siga frio no Rio Grande do Sul, a temperatura vai começar a se elevar à medida que o ar frio começa a enfraquecer. Deve, inclusive, chover no fim de semana com instabilidade em diversas regiões por nova área de baixa pressão. Inicialmente modelos projetam que novamente as regiões do Centro, Norte e Leste deverão ter mais chuva.

https://metsul.com/2024-07-10-onda-frio-ciclone/

TAGS: ar polar, frio

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir