Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

12 de julho de 2013

1° Fórum regional de logística reversa mobiliza a região

Não-Me-Toque é o município mais adiantado da região na implantação da logística reversa

O 1º Fórum de Logística Reversa em Não-Me-Toque debateu os planos para o destino de resíduos sólidos e o papel da logística reversa para evitar a degradação do meio ambiente. O evento reuniu representantes de empresas dos setores atingidos e representantes de município da região, que puderam obter conhecimento sobre o processo que faz o produto colocado nas mãos do consumidor retornar ao fabricante para ser reaproveitado no seu final de ciclo de uso. Neste processo já estão as embalagens de agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, eletroeletrônicos e seus componentes.
O evento ocorreu no auditório central do parque da Expodireto Cotrijal, no dia 20 de junho, organizado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque (Acint), Assembléia Legislativa do Estado, Fórum Democrático Desenvolvimento Regional e Cotrijal.
O prefeito Antônio Vicente Piva, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Pedro Paulo Falcão da Rosa e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan César Machry participaram do fórum que também foi prestigiado em sua abertura pelo presidente da Cotrijal Nei César Mânica. O Fórum abordou “Implementando Política Nacional de Resíduos Sólidos: Operacionalidade da Logística Reversa no Rio Grande do Sul”, apresentado por Luiz Henrique Machado do Nascimento é coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, graduado em Engenharia Agronômica, Especialista e Mestre em Engenharia da Produção pela UFRGS. Carmem Lúcia Vicente Níquel, técnica da FEPAM, com atuação na área de controle da poluição, licenciamento e fiscalização de atividades na área de saneamento, de indústrias e de resíduos sólidos, apresentou o tema “Atuação da FEPAM na implementação da logística reversa”.
Também participaram representantes da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias (Inpev), Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e o promotor de Justiça, Carlos Roberto Lima Paganella coordenador do Centro de Apoio Operacional de  Meio Ambiente do Ministério Público Estadual.
A Carta do Fórum
Ao final do evento, os participantes elaboraram a “Carta do 1º Fórum Regional de Logística Reversa”. O relatório cita as intervenções do Ministério Público Estadual na Implementação da logística Reversa e Setorial; o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Não-Me-Toque; diretrizes para a gestão de resíduos e sustentabilidade com a produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais, geração de emprego, renda e educação ambiental, tudo isso com a responsabilidade do fabricante, comerciante e consumidor.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir