Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

27 de janeiro de 2014

Entenda por que a China tem tantas comidas exóticas

 

Rodrigo Luis é empresário e reside em Shenzhen desde 2005. O sócio-diretor da Winpoint é fluente em mandarim e detalha nesta coluna tudo o que envolve a vida de um brasileiro na China

Provavelmente vocês já ouviram falar das comidas exóticas da China como cachorro, escorpião, cigarra, cavalo marinho, cobra, grilo, lula e larvas cruas. Muitas destas iguarias também são consideradas exóticas na China e muitos experimentam por pura curiosidade, já que a comida chinesa basicamente é à base de peixe, carne suína, frango e frutos do mar.

Muitos podem se perguntar por que os chineses comem tantas iguarias, mas na verdade este tipo de alimentação surgiu por pura necessidade e era mais comum antigamente.

Dentre as necessidades por tal costume culinário está o fato de apenas 20% de todo o solo chinês ser cultivável. Como a população local é gigantesca, surgiu então a necessidade de se comer tudo que lhes ofereça proteína como, por exemplo, brotos de bambu, raízes de lótus, algas marinhas, cogumelos e muitos tipos de insetos. Estas iguarias são comprovadas cientificamente como ótimas fontes de proteínas.

A partir desta necessidade criaram-se muitos pratos exóticos na culinária chinesa. Vale lembrar que os pratos não têm ligação com a comida japonesa. Digo isto pois o brasileiro por muitas vezes não diferencia as duas culturas.

Assim como no Brasil, a culinária chinesa também é separada de modo regional e não há como generalizá-la. No sul, por exemplo, a comida é à base de arroz. Já no norte os pratos são basicamente à base de massas.

Onde eu moro, em Shenzhen, perto de Hong Kong e Macau, a alimentação tem várias misturas de regiões pois muitos imigrantes de outros estados vieram morar aqui. Comparando novamente com o Brasil, a China possui grande miscigenação e é possível encontrar até 56 etnias e idiomas diferentes em todo o país, embora o mandarim represente 90% da população total.

Veja abaixo alguns exemplos das comidas exóticas e outros produtos que podem ser encontrados nos supermercados da China. Meus clientes de todas as partes do mundo muitas vezes pedem para levá-los para experimentar estes pratos, mas desistem quando chegamos na barraca ou restaurante.

Mas acreditem... Escorpião é uma delícia!!!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir