Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

28 de novembro de 2014

Análise do trânsito propõe mão única nas ruas centrais

O engenheiro civil da RVP, Rui Voldinei Pires, DA empresa contratada para dar consultoria sobre questões do trânsito na cidade de Não-Me-Toque, apresentou o estudo no dia 21 de novembro, no auditório da Prefeitura.
O estudo indica que a melhor trafegabilidade e redução dos riscos de acidentes passa pela reformulação do trânsito nas ruas centrais e vias de acesso ao centro e cruzamentos. Integrantes do Poder Executivo, Legislativo, do Conselho Municipal de Trânsito e equipe de engenharia da Prefeitura assistiram a apresentação.

No mês de setembro, a empresa realizou uma pesquisa com questionário avaliando aspectos da pavimentação, sinalização, fiscalização e vagas de estacionamento. Cada questão tinha pontuação de zero a 10 e quanto maior a nota, maior o problema e insatisfação.

Segundo o engenheiro, foram avaliadas 140 amostras com maior reclamação nos buracos das vias, pedidos de mais pavimentação e demora no tempo de espera do semáforo. A sugestão do engenheiro para melhorar o trânsito é implantar vias binárias com sentido único.

- No sistema binário, o trânsito segue num sentido em uma rua e em sentido contrário na via paralela, o que ajuda na fluidez, justamente para facilitar a circulação – defende o engenheiro.

Estudo também indicou limite para caminhões de carga e instalação de agentes municipais de trânsito
Estudo também indicou limite para caminhões de carga e instalação de agentes municipais de trânsito

Agentes de trânsito
Pires sugeriu a criação da figura do agente de trânsito que ficaria sob a responsabilidade do município para fiscalizar a circulação do trânsito da cidade e implantar estacionamento rotativo, numa quantidade de 12 pessoas.
- O estacionamento rotativo somente vai funcionar se tiver fiscalização, não tem como implantar um sistema sem fiscalização – aponta.
Não-Me-Toque tem mais de 11 mil veículos emplacados e em sete anos a Brigada Militar registrou 271 atuações. Este número foi considerado insignificante pelo técnico, prova da inexistência da fiscalização, considerando o número de veículos em circulação nas ruas da cidade.

Fluxo de caminhões pesados
O engenheiro determinou no estudo o peso de caminhões no centro da cidade para no máximo cinco toneladas, para não danificar prédios históricos, preservar o pavimento e garantir a mobilidade.
- Quando estávamos fazendo o estudo no centro, entrou um caminhão truque de mais 40 toneladas. Para fazer a conversão no semáforo deixou a marca do pneu no asfalto. O próprio pneu acaba levantando o pavimento – avisa.
Pires alertou que esta regulamentação o município precisa fazer, porque, o custo de 1 km de asfalto, passa de 1 milhão de reais. Também foram debatidas a implantação da lombada eletrônica, sinalização, quebra molas, segurança para pedestres e mudanças nos cruzamentos de maior movimento, colocação de semáforos, fechamento e abertura da preferência das vias.

Concentração do tráfego no centro pode mudar com investimentos em melhorias nas ruas adjacentes
Concentração do tráfego no centro pode mudar com investimentos em melhorias nas ruas adjacentes

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir