Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

24 de março de 2016

Mulheres que nossa coragem seja maior que nossos medos e que nossa força seja tão grande quanto nossa fé

Patrícia Huppes Advogada e presidente do Conselho Municipal da Mulher
Patrícia Huppes
Advogada e presidente do Conselho Municipal da Mulher

Chegar em  casa pós-expediente e encontrar a janta pronta, a mesa posta e o marido ou companheiro esperando por você com um sorriso cheio de saudade não deve ser apenas um sonho. Viver em um ambiente familiar harmônico, com respeito e igualdade deve ser a regra e não exceção.
Dentro e fora de casa, igualdade é tudo que se quer. De gênero então nem se fala. Ser reconhecida, valorizada e ter os mesmos direitos que o sexo masculino no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade é uma batalha a ser vencida.
A participação dos homens e mulheres no mercado de trabalho ainda é desigual, fato que se reflete em diferenças salariais e consequentemente no maior número de pobreza entre a população feminina.
Nas empresas privadas e na administração pública, os lugares de chefia são maioritariamente ocupados por homens, embora o número de mulheres com habilitações superiores seja superior ao dos homens, continuam a persistir profissões tendencialmente femininas e tendencialmente masculinas.
Continuam ocorrendo diferentes participações e usos do tempo entre homens e mulheres no que diz respeito à vida familiar, sendo que as mulheres são ainda as principais responsáveis pela execução das tarefas domésticas e pela prestação de cuidados à família.
Persistem as barreiras psicossociais no que diz respeito ao acesso a cargos políticos e à participação na vida cívica em geral, por parte das mulheres, muito embora em nosso município tenhamos mulheres na vida pública.
As mulheres ocupam uma posição desigual no trabalho remunerado, principalmente no que diz respeito à dificuldades na gestão do tempo, decorrentes das exigências sociais (ainda) impostas nos cuidados prestados à família. Eu poderia continuar citando muitas outras desigualdades, pois são muitas.
Quero, sim, enfatizar que empoderar as mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças.
Que todos os dias sejam celebrados a delicadeza e a beleza que se traduzem na força da mulher.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir