Terça-feira, 23 de Outubro de 2018
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
22°
17°
18°C
Não-Me-Toque/RS
Nublado
Destaques

Educação ambiental começa cedo

20.06.2016 15h07  /  Postado por: upside

A educação vem de casa. É convivendo com os hábitos da família que a criança se torna um cidadão com atitudes responsáveis. Mas quando a escola também se engaja em oferecer conhecimento para formar uma educação ambiental, as atitudes duram a vida inteira.

Alunos da Escola Geny apreende atitude responsável com relação ao lixo

Alunos da Escola Geny apreende atitude responsável com relação ao lixo

A professora de Ciências para séries finais do Ensino Fundamental, Lizandra Rempel dos Santos desenvolve um trabalho de formação cidadã com relação à educação ambiental. Todos os anos ela trabalha o tema lixo om seus alunos do 6º ano da Escola Estadual Geny Vieira da Cunha.
Depois de desenvolver pesquisa sobre o tempo que cada descarte leva para desparecer no meio ambiente, de mostrar vídeos como o da Turma da Mônica que ensina os três principais pilares da educação ambiental – reduzir, reutilizar e reciclar – e estimular o pensamento sobre as consequências de cada objeto que descartam, uma atividade prática encerra o tema.

Em visita à sala de aula do 6º ano, é possível perceber que a turminha está bem consciente:
– O plástico leva 200 anos para se decompor;
– o isopor não pode tem reaproveitamento;
– bateria de celular e pilhas contaminam o solo;
– controle de videogame leva mil anos para se decompor;
– lá em casa a gente separa o lixo.

Foram afirmações durante a conversa. A professora Lizandra disse que a proposta da aula é abordar o tema dentro do contexto da vida dos alunos, despertando neles a consciência sobre a responsabilidade com o planeta em que vivem e uma mudança de atitude.

– Porque não é possível jogar o lixo fora e todos sofremos as consequências quando o meio ambiente é desrespeitado – reforça a professora.

A Professora Elizandra levou os alunos da turma 61 conhecer quanto lixo pode ser reciclado

A Professora Elizandra levou os alunos da turma 61 conhecer quanto lixo pode ser reciclado

Uma visita a um galpão de reciclagem conclui a lição. A reciclagem de Santo Expedito, no bairro Arlindo Hermes coloca os aluno com idade em torno de 10 anos diante da realidade. O trajeto da escola até o bairro também reserva uma lição. Cada aluno carrega uma sacola juntando materiais jogados na natureza pelo homem. No galpão, eles entregam a coleta e conhece as cinco pessoas da família trabalham na separação do material trazido por catadores: plástico, lata e papelão, mas também aparecem outros materiais. O material é prensado e vendido. O valor é baixo, mas mantém a família e representa uma grande serviço para a cidade, fato reconhecido pelos alunos durante a visita.
A lição fica gravada para sempre.

Alunos ajuntaram lixo encontrado na rua

Alunos ajuntaram lixo encontrado na rua

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.