Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

9 de dezembro de 2016

Residentes do Lar São Vicente beneficiados com o projeto Temperos para a Vida

Cheiros e sabores estão intimamente ligados à memória e são pontes estreitas entre o passado e o presente. A certeza de que todos guardam alguma lembrança de comidas e perfumes que remetem à diversas fases da vida, motivou a acadêmica de Psicologia, Eliane Birk Schuster a desenvolver seu projeto de estágio no Lar do Idosos São Vicente de Paulo.

Com encontros semanais depois do turno de trabalho, aberto a todos os funcionários do Lar, foram 28 horas de curso de culinária desenvolvidos com a participação voluntária da cheff de cozinha e proprietária do Eventu’s Restaurante, Vanize Müller, e a nutricionista Deisi Seidenfus. Contribuíram para a realização a coordenadora da instituição, Vanda Görgen, e as enfermeiras, Andrea Erpen e Eliese Barbosa.

O curso de culinária saudável e nutritiva, utilizando os produtos da horta da instituição foi a terceira e última etapa do projeto. Eliane Schuster iniciou no segundo semestre de 2015, com aplicação de testes e entrevistas com idosos e funcionários. No início deste ano realizou trabalhos com grupos de funcionários.

Funcionários do Lar São Vicente, integrantes do Rotary, dirigentes da instituição e as gestoras do projeto
Funcionários do Lar São Vicente, integrantes do Rotary, dirigentes da instituição e as gestoras do projeto

- A finalidade do projeto foi vincular afetivamente as pessoas, utilizando a comida como meio, despertando assim sentimentos de pertencimento ao grupo – ressalta a estagiária de Psicologia.

Ao criar dietas diferenciadas para idosos com limitações nutricionais, ajudar a pensar em meios de armazenar e utilizar alimentos produzidos na horta aproveitando as propriedades nutricionais e evitando desperdícios e também proporcionar momentos de planejamento e avaliação da prática de culinária, o projeto Temperos para a Vida pretendeu garantir uma alimentação de qualidade e adequada ao idoso.

Vanize Müller, Eliane Birk Schuster e Deisi Seidenfus
Vanize Müller, Eliane Birk Schuster e Deisi Seidenfus

O momento de encerramento do projeto, que reuniu todos os colaboradores do Lar que participaram por livre escolha, comprovou o clima de motivação. O resultado foi que o curso seja repetido em 2017.
Integrante do grupo Mãos Dadas em Ação, que reúne as esposas de membros do Rotary, Eliane Birk Schuster convidou as colegas para o encerramento. O momento foi propício para a entrega de aventais e panos de prato confeccionados pelo grupo. O presidente do Lar São Vicente, Johannes van Riel, e a integrante da diretoria Loraine Becker, prestigiaram o último encontro participando do jantar e da confraternização.

Foram 28 horas de curso realizado nas noites de segunda-feira
Foram 28 horas de curso realizado nas noites de segunda-feira

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir