Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

9 de julho de 2006

Ninguém ficou sem marcar exame

Em mais uma tentativa para acabar com a fila dos pacientes que esperam o início do mês para marcar o exame solicitado pelos médicos dos postos de saúde durante consulta, a Secretaria Municipal da Saúde voltou a mudar o sistema de marcação de exames. A nova modalidade, testada na segunda-feira (3), resultou na marcação de 195 exames para o mês de julho.
O agendamento, que até então vinha sendo realizado nos três primeiros dias úteis do mês, separados por especialidades, passou a ser efetuado em um único dia, a partir das 18 h, do primeiro dia útil do mês, não mais na primeira hora da manhã.
A iniciativa foi do secretário de Saúde, Pedro Fioravante Piva, que chegou a levantar três vezes na fria madrugada do dia 1º de junho, para ver se havia alguém esperando na fila. Seu objetivo era abrir a sala de espera do Postão e liberar para o ingresso das pessoas que estivessem na rua, o que ocorreu por volta das 6 horas daquele dia.
Em conversa com o prefeito Armando Carlos Roos, recebeu a sugestão que foi colocada em prática neste mês. “As pessoas que vêm mais cedo, geralmente, procuram a autorização para um exame de alta complexidade, que é feito através do SUS, em Carazinho, como tomografia e ressonância, que disponibiliza apenas um por mês”. explicou o médico Antônio Vicente Piva, vice-prefeito, satisfeito com o resultado da mudança. Dr. Piva também lembra que o município está gastando 16% do orçamento com saúde, sendo 85% e recursos próprios gastos em compra de exames, contratação de médicos, compra de medicamentos e programas preventivos.
Com a marcação de todos os exames no primeiro dia útil do mês, sempre ao final do expediente do posto de saúde, a secretaria pretende acabar com as filas de espera formadas a cada início de mês, que iniciam de madrugada.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir